skip to Main Content
Receba dicas e conteúdos sobre gravidez, maternidade e criação de filhos. Compartilhando aprendemos mais

6 maneiras de incluir ações sustentáveis na infância

6 Maneiras De Incluir Ações Sustentáveis Na Infância

Você já conscientiza seus filhos sobre ações sustentáveis? Veja aqui como conscientizá-los desde pequenos, na linguagem deles!

Receba dicas e conteúdos sobre gravidez, maternidade e criação de filhos. Compartilhando aprendemos mais

Nossos pais, avós e muitos de nós crescemos em meio a natureza, e sabemos o quanto esse contato faz bem para a formação humana e para a saúde em geral. Com os centros urbanos cada vez maiores e a tecnologia cada vez mais presente, as pessoas estão perdendo o contato com a natureza e a preservação do meio ambiente.

Muitas ações sustentáveis já estão sendo iniciados por várias pessoas, em todo o mundo. É preciso começarmos a corrigir nossas ações e remediar o impacto que a vida humana causa na natureza.

Essa conscientização deve ser feita desde a infância para que, durante sua vida, todos possam viver em harmonia com a natureza, preservando-a e levando em frente a consciência ecológica.

Existem ações que podem ser incluídas na vida das crianças para conscientizar e ajudar a preservar o meio ambiente. Listamos algumas maneiras de incluir atitudes sustentáveis na vida dos pequenos. Confira!

Como incluir ações sustentáveis na rotina infantil?

Algumas doses de natureza durante a infância são essenciais para, não apenas contribuir com o meio ambiente, mas também para o desenvolvimento dos pequenos. Brincar ao ar livre, pisar na grama, na terra, conhecer diferentes espécies de insetos, animais e plantas é muito gosto e traz benefícios variados.

Mas também é importante para que as crianças sejam estimuladas sobre a preservação do meio natural. Com isso, ensinar desde cedo sobre ações sustentáveis é contribuir com o futuro. 

Conheça algumas formas de introduzir essa prática em seu filho!

  1. Uso consciente da energia elétrica

Esse valor é relativamente fácil de se ensinar, com a ideia do “ligou, desligou”. Esse estímulo pode ser feito desde os mais novos até os mais velhos, incentivando a desligar todos os aparelhos eletrônicos que não estão em uso, inclusive as luzes. 

Não só na vida das crianças, é um hábito que também deve ser utilizado na vida adulta para uma casa mais sustentável. Caso as crianças tenham seus celulares ou dispositivos que possuem carregadores, incentive-os a desconectarem da tomada quando não estiverem usando. 

Mesmo sem estar com o dispositivo conectado, ele ainda consome energia elétrica.

  1. Uso da água

Encurtando o tempo de banho em casa em apenas 2 minutos, são cerca de 150 litros de água economizada no mês. Uma tática para fazer as crianças maiores a tomarem banhos mais curtos é transformar em uma brincadeira, como uma corrida contra o tempo. 

Outra forma de economizar água é fechar a torneira da pia durante a escovação dos dentes. Para incentivá-los, vale deixar bilhetinhos de lembrete perto das torneiras para que as crianças sempre vejam.

  1. Reciclagem

Deixe as crianças encarregadas da reciclagem do lixo, vale a pena criar lixeiras separadas para itens recicláveis e itens orgânicos. Quando elas realizam uma atividade, aprendem na prática. 

E, ao deixá-las sempre encarregadas disso, a conscientização passará naturalmente dela para os demais. Além disso, é interessante que a família busque juntos encontrar formas de uso mais consciente dos alimentos, reduzindo os resíduos e lixo. 

 

  1. Materiais plásticos

Um fator a inserir no cotidiano, não só das crianças, é reduzir o uso de materiais plásticos descartáveis. Esses têm longo período de decomposição e acabam caindo, na maior parte, na natureza. 

Muitos canudos e sacolas plásticas vão parar no mar, se enroscando ou sendo ingerido por animais marinhos, causam problemas de saúde e até fatalidades entre os animais. Já existem diversas alternativas reutilizáveis de sacolas, canudos e muitos outros.

No caso de outros recipientes plásticos, como copo de danone, embalagem de biscoitos e outros, você pode incentivar o pequeno a descartar no local correto. No decorrer da vida ele automaticamente transformará seus hábitos sem que haja esforço, facilitando até se um dia crescer e optar por morar sozinho ou ao constituir uma família, passando isso adiante naturalmente.

reciclagem ações sustentáveis 

  1. Jogos on-line ecológicos

Que tal deixar os pequenos se divertirem, aprendendo com jogos on-line ecológicos? São muitas as opções e você pode definir pela faixa etária do seu filho.

Aproveite que essa é uma geração inserida nos meios digitais. Conforme o tipo de jogo escolhido, eles vão se divertir contribuindo com o meio ambiente ao separar os tipos de lixos, plantando árvores, limpando rios, entre outros.

  1. Insira a compostagem doméstica

A compostagem doméstica é uma excelente alternativa para ensinar sobre ações sustentáveis. Ao reutilizar o lixo orgânico, ou parte dele, para transformá-lo em adubo, você ensina sobre reciclagem ao pequeno.

Os pequenos vão adorar aprender sobre matéria orgânica, utilizando fertilizante de forma natural. E, após o preparo, deixe que seu filho use nas plantas que você tem em casa, ou seja, adube o jardim, horta e até vasos. Além de contribuir com o meio ambiente, você estará promovendo um momento de tranquilidade

Então, gostaram das nossas dicas sobre como incluir ações sustentáveis na infância? Já pratica algumas delas? Conte para nós!

Back To Top