skip to Main Content

5 receitas com leite de aveia para fazer com as crianças

Uma das coisas mais gostosas da maternidade é fazer atividades divertidas junto com as crianças. São momentos nos quais somos especialmente gratos pela bênção de ter uma família linda, filhos maravilhosos e um lar confortável que nos proporciona toda essa convivência.

Receba dicas e conteúdos sobre gravidez, maternidade e criação de filhos. Compartilhando aprendemos mais

A cozinha acaba sendo um dos ambientes da casa onde mais conseguimos reunir nossos familiares tão queridos. Seja se encontrando à volta da mesa nas refeições do dia a dia ou mesmo reservando um tempo no final de semana para fazer receitas diferentes com as crianças.

E além do espaço de convivência, a cozinha é um local para cuidar também da saúde da nossa família. Por isso, vale a pena escolher com cuidado os ingredientes que usamos. Comidinhas saudáveis podem ser muito gostosas, basta caprichar bem no preparo.

Uma ótima ideia para propor às crianças é aprender como fazer leite de aveia, um alimento funcional que faz bem à saúde1, e usá-lo em receitas práticas e deliciosas. Veja abaixo algumas ideias.

1 – Mingau com leite de aveia

Sabe aquelas receitinhas de inverno com cara de vó? Pois então, o mingau com leite de aveia é uma delas e fica uma delícia. Neste preparo, o leite de vaca tradicional é substituído por uma xícara de aveia e duas de água filtrada.

Para adoçar, o açúcar demerara é mais saudável, vale apostar nele. Algumas pessoas gostam de adicionar também ameixa, cravo e canela em pau. É só mexer tudo em fogo baixo, depois colocar a canela em pó no final, por cima do mingau, e está pronto!

2 – Estrogonofe com leite de aveia

Esta é uma receita que surpreende quem nunca imaginou usar este ingrediente em um prato salgado. O estrogonofe com leite de aveia fica uma delícia, muito por conta da textura naturalmente viscosa do alimento.

Quando esquentado, o leite de aveia engrossa ainda mais, dando liga para massas e molhos. Ou seja, ele funciona bem também no lugar do amido de milho.

Para quem é vegano e quer preparar um estrogonofe com leite de aveia totalmente livre de alimentos de origem animal, a dica é trocar a carne ou frango por cogumelos, palmito ou outros legumes. Fica uma delícia. 

3 – Leite condensado de aveia

A textura grossa do leite de aveia faz dele um ótimo ingrediente também para o preparo de leite condensado caseiro. É super fácil: leva meia xícara de água, uma xícara de açúcar cristal e ¾ de xícara de farinha de aveia, tudo misturado no liquidificador.

Uma opção deliciosa, barata e até mais saudável (considerando os benefícios da aveia) para preparar o clássico brigadeiro nas festinhas de aniversário das crianças.

4 – Vitamina de banana com cacau e leite de aveia

A bebida perfeita para munir as crianças de nutrientes e energia logo pela manhã! Tudo o que você precisa é bater no liquidificador 200ml de leite de aveia, uma banana madura congelada e uma colher de sopa de cacau em pó.

Para facilitar a vida, dá para deixar o leite de aveia pronto já na noite anterior. Você pode consumi-lo em até 3 dias, desde que seja mantido em um recipiente bem vedado dentro da geladeira. 

5 – Bolo de chocolate com leite de aveia

Por fim, uma guloseima que sempre vale a pena fazer com as crianças é o bolo de chocolate. É gostoso para comer em festinhas e comemorações, e também para aquelas tardes preguiçosas de final de semana em casa.

E uma vantagem é que o bolo de chocolate com leite de aveia rende bastante e pode sair até mais barato do que a opção com leite tradicional. 

Preparo do leite de aveia

Quem não sabe como fazer leite de aveia em casa pode ficar um pouco perdido, mas o preparo é muito simples. São apenas dois ingredientes – aveia e água – batidos no liquidificador. É importante deixar o cereal de molho algumas horas.

Algumas pessoas gostam de adoçar o leite de aveia com extrato de baunilha, canela em pó e adoçante a gosto. E para ficar bem geladinho, alguns cubos de gelo podem ser adicionados.

 

Referência
(1) Análise crítica: “Aveia, um alimento funcional”. Disponível em:

http://www.unirio.br/nutricaoesaude/analise-critica-debates-na-midia/analise-critica-201caveia-um-alimento-funcional201d

Back To Top