skip to Main Content
Receba dicas e conteúdos sobre gravidez, maternidade e criação de filhos. Compartilhando aprendemos mais

5 mitos do casamento – Felizes para sempre!

5 Mitos Do Casamento – Felizes Para Sempre!

Você olhou nos olhos do amor da sua vida e disse: ‘SIM, EU ACEITO”. As palavras estavam cheias de certezas de que ali começava a história do casamento, do seu felizes para sempre, como em todo conto de fadas que você leu durante sua infância ou as comédias românticas da Disney. Há uma grande probabilidade de você nunca ter ouvido falar sobre os mitos do casamento, certo?

Receba dicas e conteúdos sobre gravidez, maternidade e criação de filhos. Compartilhando aprendemos mais

Vocês embarcaram para lua-de-mel e estranhou a toalha na cama e cueca jogada pelo quarto, fingiu que não era importante confiando que isso não passava de um puro luxo do momento e a alegria de contar com o serviço de quarto.

“Cada um sonha com o cônjuge ideal e então se casa com o real. A diferença entre o real e o ideal é o grau de decepção que cada cônjuge sente no casamento”. Nancy C. Cole —  Mulher Única.


O casamento gera muitas expectativas sobre como será a rotina, adaptação, convivência, crenças, limitações, responsabilidade e tantas outros fatores que muitas vezes não são colocadas na mesa para esclarecer antes mesmo de aceitar dividir o mesmo teto. Nessa perspectiva quero trazer os cinco mitos do casamento e o que impede, muitas vezes, de viver o felizes para sempre.

 

5 mitos do casamento

#1 Ainda tenho algumas dúvidas, mas no fim, tudo vai dar certo

Você pode estar incrivelmente apaixonada por um casa, ok! Mas antes de dizer “sim” precisa ter certeza que esse relacionamento vai para algum lugar, que o homem é um cara trabalhador, responsável, sabe administrar ou não o dinheiro e os bens. Ele cuida do carro? Como é o relacionamento dele com a mãe? Agora se ele te maltrata, te humilha ou despreza, não para em nenhum trabalho… Minha querida, sinto lhe dizer: não vai ser você quem vai mudá-lo. 

A verdade que se você contrariar seu bom senso e insistir em uma relação assim é um falso otimismo. As dúvidas, precisam cessar antes do sim.

Nesse caso, é muito bom conversar e transparecer suas dúvidas e inseguranças. Pode pedir para um conselheiro, pastor ou líder de confiança que lhe ajude durante esse bate papo, para ter certeza de que não será manipulada pelas respostas do seu pretendente. Há muito lobo com capa de cordeiro, nunca é demais se prevenir.

 

#2 Eu posso mudá-lo depois de casarmos

Esse é um dos maiores enganos do felizes para sempre. Seu marido já tem a própria bagagem e ela vem junto com ele para o casamento. Se você tentar mudá-lo só vai arranjar brigas sem fim e o clima do relacionamento será de rancor e amargura. 

O mais prudente é que você, antes do casamento, tenha uma conversa franca com ele sobre as áreas que te incomodam e que gostaria que ele mudasse. Esteja aberta para descobrir coisas sobre você também que o incomodam. Lembre-se: não somos perfeitas, também!

Se ele não satisfaz suas necessidades antes do casamento, não será depois que irá satisfazê-lo.  Por exemplo: Se ele costuma sair e beber até tarde e após essa conversa não mudar, é um sinal de que ele não está tão comprometido quanto poderia estar. Esse é um vício que se alimentado, pode se tornar dependente e até mesmo a coisas piores.

 

#3 Eu não preciso completar meus estudos porque ficaremos casados para sempre e ele irá me sustentar.

Cerca de metade das crianças nos EUA são criadas por mães solteiras, sabia disso? Sem instrução como as mães poderão sustentar seus filhos e ajudá-los nas tarefas? Se seu marido faltar ou se acontecer de ele ser infiel e querer se separar? Se ele maltratar seus filhos? Como você poderá sustentar sua família em meio às adversidades?

Há um dito que fala que nunca poderão nos roubar o conhecimento adquirido. Estude, faça uma faculdade, se quiser uma especialização, leia livros, se atualize, mesmo se for uma dona do lar. Não morra em casa! Descubra novas maneiras de incrementar a renda familiar até mesmo para que possam fazer uma viagem ao fim do ano em família. 

Não desejo que seu casamento acabe. Contudo, precisamos ser realistas, o índice de divórcios aumenta a cada ano e se você tiver uma qualificação profissional conseguirá prover se necessário.

 

#4 Homens são mais inteligentes que as mulheres

Isso não tem base científica alguma, tanto homens quanto mulheres têm dons e talentos. Se você está escolhendo uma profissão acredite em você e não subestime suas habilidades. Escolha algo que goste de fazer ao invés de escolher algo que esperam que você faça. Segundo o livro Porque homens fazem sexo e as mulheres fazem amor de Allan e Barbara Pease, “pode parecer politicamente correto fingir que as diferenças entre os sexos são pequenas e sem importância, mas inúmeras evidências apontam em outra direção: fomos estruturados de maneiras diferentes e evoluímos com inclinações e habilidades inatas incrivelmente variadas” p. 44. 

 

#5 Minha meta mais importante na vida é me apaixonar e casar

Trago outra notícia que talvez você não goste: amor não enche barriga e nas juras de amor eterno do casamento prevê momentos bons de alegria, riqueza, saúde e vida. Entretanto, também fala sobre os momentos sombrios do relacionamento como a doença, pobreza, tristeza e morte. 

Se você passou sua vida sonhando com o dia do casamento, pode ser que tenha esquecido que depois do dia do sim e da lua-de-mel há um futuro a ser construído à dois e que na verdade aquele momento de juras eternas era apenas o início de tudo. 

 

Se identificou com algum dos mitos do casamento? A primeira vez que pensei sobre isso foi um tanto impactante porque não tinha me dado conta que sonhei com um conto de fadas e que eles não são reais. A vida real a dois é um aprendizado diário. Meu pastor costumava dizer que estava casado há uns 30 anos e tinha dias que sua esposa ainda o surpreendia. Acima de tudo, acredito que Deus cuida de todo relacionamento quando nos colocamos aos pés dele. 

 

Obras indicadas neste post:

Back To Top