skip to Main Content
Receba dicas e conteúdos sobre gravidez, maternidade e criação de filhos. Compartilhando aprendemos mais

Sangramentos nasais são frequentes no inverno

Sangramentos Nasais São Frequentes No Inverno

O clima mais ameno pede aconchego e, conforme as temperaturas baixam, é comum incluir na rotina formas de aquecer não só o corpo, mas também os ambientes. Entretanto, a atitude pode trazer algumas complicações para a saúde. Os sangramentos nasais costumam chegar de surpresa provocando, além de incômodo, preocupação.

Receba dicas e conteúdos sobre gravidez, maternidade e criação de filhos. Compartilhando aprendemos mais

Conforme o otorrinolaringologista Marcio Freitas, espaços com calefação ou aquecimento tendem a ressecar a mucosa nasal, o que leva aos temidos sangramentos. Eles ocorrem devido à ruptura dos vasos do nariz e exigem atenção. Isso porque, além de mal-estar, podem indicar a existência de outros problemas associados, como algum trauma, rinite, sinusite, hipertensão arterial, pólipos ou até mesmo tumores nasais.

O especialista comenta que, como no inverno as crises de rinite e infecções de vias aéreas são mais frequentes, a hemorragia nasal, geralmente, é intensificada. Crianças e idosos são os públicos mais propensos a sofrer com os sintomas, porém, ninguém está totalmente livre do problema.

Por isso, é importante saber como agir em caso de sangramento nasal. “O procedimento mais correto a fazer é comprimir as narinas, pois a pressão ajuda a estancar a hemorragia. Depois, é importante colocar gelo na região e, assim que possível, procurar auxílio de um médico especialista”, explica.

Cuidados para evitar os sangramentos nasais

Segundo estudos, pelo menos, uma vez na vida, 60% das pessoas terão sangramento nasal. Para reduzir ao máximo as chances de ocorrência, vale tomar alguns cuidados. Em períodos de ar seco ou de muito frio, no qual os aquecedores se tornam essenciais, a dica é usar um umidificador nos ambientes. Também é importante deixar a mucosa nasal hidratada com soro fisiológico e tomar cuidado ao manipular o nariz, evitando pequenos traumas. As mesmas dicas podem ser aplicadas para adultos ou crianças, que também costumam sofrer com as diferenças de temperatura.

Ficou com alguma dúvida sobre sangramentos nasais? Deixe nos comentários que tentaremos saná-las!

 

 

Ah! Lembre-se de nos acompanhar em nossas redes sociais: Instagram | Facebook | Twitter

Back To Top