skip to Main Content
Receba dicas e conteúdos sobre gravidez, maternidade e criação de filhos. Compartilhando aprendemos mais

Respirar: Quando a maternidade exige apenas isso de você

Respirar: Quando A Maternidade Exige Apenas Isso De Você

Quem sabe você já tenha tido a sensação de querer sumir, mesmo que tenha por um minuto, ou então, de ficar em um lugar bem quietinha para simplesmente respirar. Calma! Tenho certeza que você e eu não somos as únicas a nos sentir assim. A maternidade é avassaladora! Lembro que pensei quando tive o meu primeiro filho: “Cadê a Karin?” Eu queria muito ter filhos, não me entenda mal. Mas eu simplesmente não tinha me reencontrado após o nascimento dele. Tudo mudou! Meu guarda-roupa foi adaptado para a amamentação, meus saltos deram lugar para as sapatilhas e a rotina mudou. Era tudo em função dele!

Receba dicas e conteúdos sobre gravidez, maternidade e criação de filhos. Compartilhando aprendemos mais

É natural que isso aconteça e hoje percebo isso mais claramente. A maternidade te transforma! Você passa a olhar o mundo de um outra forma, tem compaixão por problemas sociais que antes você não tinha e quer proteger seu filho de todo mal que existe no mundo. À medida que o bebê cresce você adapta sua rotina ao bebê e também percebe que você pode criar novas amizades com outras mulheres que também são mães e compartilhar de coisas que só as mães entendem como respirar!

Apenas respirar

Vocês chegam em casa, depois de um longo dia de trabalho, e as crianças ficam tagarelando sem parar coisas que te fazem pensar e você solta: “Para!” “Chega!” “Fica quieto!” Qualquer derivado desses indica que você precisa respirar! Não digo respirar fundo e contar até 10, talvez isso ajude-a momentaneamente a lidar com a situação, entretanto, o que quero dizer com “apenas respirar” é saudável ter um momento de silêncio somente para você.

Nossa rotina é muito corrida e por mais que seus filhos precisam de um tempo com você, eles precisam de um tempo de qualidade e não simplesmente qualquer tempo. De que adianta você oferecer um tempo irritadiço em que vai ficar “enchendo o saco” deles por tudo? Concorda que é melhor não?

Apenas respirar pode ser fazer uma academia, yoga, uma aula de dança. Pode ser voltar a pé do seu trabalho para casa, ou fazer uma meditação antes de dormir. Pode ser sentar no banco da praça na hora do almoço para observar as pessoas ao seu redor.

Permita-se

É um momento de silêncio, onde você permite seus pensamentos aflorarem, transbordarem, até se acalmarem.

Um momento que você se permite pensar na vida, nas dificuldades, nas alegrias, recarregar as energias para encarar a rotina frenética dessa mulher que dá conta de tantas coisas. Eu sei que muitas vezes nós não queremos nos ouvir e por isso nos ocupamos com várias coisas.

Mas acredite: Todas precisam de um momento de silêncio para apenas respirar. Aproveite esse tempo para se desconectar das tecnologias, deixe o celular desligado e procure fazer isso com frequência. Vai te fazer muito bem! Você vai se encontrar com você e merece atenção única e exclusiva. No começo pode ser difícil se desconectar das preocupações, dos problemas e de tudo que aflige sua mente. Mas à medida que você vai praticando essa solitude, você vai começar a se conectar com outras ideias, com novos caminhos e se permitir sentir-se leve e abastecida para sua rotina diária.

 

Você já tinha pensado sobre esses momentos que você precisa ter com você mesma? Qual é a sua maneira de encontrar com você mesma para apenas respirar e recarregar as energias? Se identificou com o texto? Compartilhe nas suas redes sociais!

Back To Top