skip to Main Content
Primavera: Como Evitar A Rinite Alérgica Durante A Estação

Primavera: Como evitar a rinite alérgica durante a estação

Chegou a estação mais colorida e cheirosa do ano, quando podemos dizer tchau para aquele clima cinzento e ao friozinho e poder apreciar a paisagem mais linda com as flores da estação. Além disso, o clima é super agradável para fazer atividades ao ar livre com as crianças, não é mesmo? Em entrevista com o doutor Márcio Freitas, ele explica como a primavera também pode ser uma estação crítica para quem sofre com alguns tipos de alergias como, por exemplo, a rinite.

Segundo o médico otorrinolaringologista Márcio Freitas, a doença se potencializa na primavera devido ao pólen que se desprende das flores e das árvores. Ela também está associada às mudanças climáticas, principalmente, por causa do aumento das chuvas, que deixa o ar mais úmido. Tudo isso estimula a proliferação de fungos, bactérias e ácaros no ambiente. “Com a flora em recuperação após o período de frio, temos o cenário perfeito para intensificar doenças não apenas respiratórias, mas também conjuntivites e dermatites. Isso ocorre porque o nosso corpo identifica o pólen como se fosse um parasita, resultando em uma resposta imunológica diferente da habitual”, descreve.

Como prevenir a rinite alérgica na primavera

Para prevenir a doença e minimizar os espirros, o ideal é evitar exposição prolongada a jardins ou lugares que tenham muito vento, árvores e flores. Também é preciso realizar o tratamento adequado que, em geral, conta com remédios e vacinas. Conforme Freitas, os sintomas lembram os dos resfriados. “Algumas pessoas acreditam que passam o ano inteiro doentes, mas precisam procurar ajuda e, principalmente, cuidar da imunidade”, revela.

Receba dicas e conteúdos sobre gravidez, maternidade e criação de filhos. Compartilhando aprendemos mais

Como recomendação, ele sugere lavar o nariz com soro fisiológico para tirar as impurezas e diminuir o efeito da poeira nas vias respiratórias. Também é indicado usar óculos de sol para impedir o contato do pólen com os olhos, secar as roupas ao sol para eliminar a umidade e os ácaros que podem ficar nos tecidos e evitar carpetes, cortinas e brinquedos de pelúcia que acumulam poeira.

Nos acompanhe em nossas redes sociais e fique por dentro dos conteúdos novos do blog!

Mãe do Cauê e da Catarina, esposa do Diogo Petermann. Casada há 11 anos. Apaixonada por brigadeiro de panela, pipoca e Grey’s Anatomy!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top