skip to Main Content
Consumo Consciente: Como Ensinar Para As Crianças

Consumo consciente: Como ensinar para as crianças

 

São essas pequenas criaturas curiosas que se movimentam pelo mundo, ouvindo aqui, copiando ali, ao mesmo tempo em que estabelecem as bases de quem serão no futuro. Mas às vésperas de mais um dia da criança, paro para refletir sobre a quantidade de brinquedos que meus filhos têm. Não que eu acho isso muito ruim, até porque eles brincam com todos que tem.

Penso que o dia das crianças se tornou mais um data meramente comercial e que se não dermos brinquedos novos para as crianças seremos considerados péssimos pais? Acredito que está na hora de refletirmos e ensinar as crianças a pensarem sobre consumo consciente. Precisamos ensinar aos nossos filhos o valor dos bens materiais, mostrar outras realidades, valorizar as pessoas que desenvolveram os produtos, porque na verdade é o ganha pão delas e ainda assim ensinar que de certa forma, podemos ajudar a diminuir a desigualdade social quando pensamos no próximo.

Como você sabe, as crianças são como pequenas esponjas. Eles absorvem nossas atitudes e hábitos. Eles simulam nossos comportamentos e interações. Portanto, é uma ótima oportunidade para que os pais ensine a seus filhos sobre o Comércio Justo, sobre o consumo consciente e ético, e sobre o impacto que suas ações cotidianas têm no mundo como um todo.

Podemos ensiná-los sobre de onde vêm suas roupas e alimentos – No caso, pode quem sabe agendar um visita a alguma fábrica, se isso for permitido por alguma empresa. Com isso você pode falar sobre a cadeia produtiva, como os produtos são transportados e sobre os pais que dependem daquele trabalho para alimentar suas famílias, com isso demonstrando que o seu dinheiro tem valor e que pode ajudar as pessoas de diversas formas.

Existem várias formas de ensinar as crianças sobre consumo consciente

Quando estiver fazendo compras, peça que eles lhe digam onde determinados produtos são produzidos e com isso valorize o comércio local, estadual e nacional. Peça para eles imaginarem como seria a fábrica daquele produto, além de pensar sobre as pessoas que fazem aquele produto, como é a rotina de trabalho deles, etc. Ao associar o conceito de consumo consciente a pessoas e lugares os ajudará a assimilar as lições muito mais rapidamente.

Receba dicas e conteúdos sobre gravidez, maternidade e criação de filhos. Compartilhando aprendemos mais

Se vocês estão planejando fazer uma limpa de brinquedos, roupas e outras coisas em casa, pergunte a eles, que outro destino poderia ganhar aquelas coisas que não o lixo. Quem sabe uma roupa possa ser customizada antes da doação.

Nessa época de dia das crianças há diversos lugares que aceitam doações de brinquedos e até mesmo lojas dão descontos para brinquedos doados em bom estado. É importante que eles reflitam que o que não serve ou não tem mais graça brincar pode ser útil e bem recebido por aqueles que não tem esse privilégio.

Ter filhos em sua vida é uma experiência preciosa. Mas o que é ainda melhor é a oportunidade de ajudá-los a se tornarem líderes de amanhã. Lembre-se sempre: SEUS FILHOS PODEM SER A MUDANÇA QUE O MUNDO PRECISA. E o mais incrível é você que os ajuda com as ferramentas certas.

Que outras formas vocês encontraram para ensinar para seus filhos sobre consumo consciente? Compartilhe conosco!

Mãe do Cauê e da Catarina, esposa do Diogo Petermann. Casada há 11 anos. Apaixonada por brigadeiro de panela, pipoca e Grey’s Anatomy!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top