skip to Main Content

O verdadeiro significado da Páscoa

Com mais de mil compartilhamentos no Facebook, a mensagem de Hernandes Dias Lopes, nos leva a refletir sobre o verdadeiro sentido da Páscoa.

Anúncio
Receba dicas e conteúdos sobre gravidez, maternidade e criação de filhos. Compartilhando aprendemos mais

“A páscoa é uma festa cristã. Fala da morte e ressurreição de Jesus, o nosso Salvador. É uma mensagem de esperança. É o brado de vitória sobre a morte. O comércio guloso, porém, trocou os símbolos da páscoa. Trocou o cordeiro pelo coelho e o sangue pelo chocolate. Amenizou seu significado, esvaziou seu conteúdo e adocicou sua mensagem. A páscoa secularizada é multicolorida, mas vazia de conteúdo. Cheia de glamour, mas desprovida de esperança. Agradável ao paladar, mas sem nenhuma provisão para a alma. É hora de devolver a páscoa ao seu verdadeiro dono, Jesus, o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo! ”

unnamed1

Não estou dizendo que em nossa casa não comemoramos a Páscoa com coelhinho e chocolates. Brincamos com as crianças também nesse sentido, pois acredito que isso também mostra a inocência das crianças. Assim como acreditar no Papai Noel e Fada do Dente. Às vezes fico pensando em como vai ser quando ele não acreditar mais nessas figuras populares… Mas isso é assunto para outro post! Rsrsrs

Anúncio

Achei muito legal um vídeo do Nerdologia que explicou todo o sentido da Páscoa, que no hebraico se escreve Pêssarr e significa Passagem. Um marco na história do povo judeu que foi a libertação da escravidão do Faraó no Egito. Moisés foi usado por Deus simbolizando Jesus Cristo, que libertaria todos os povos, judeus ou não. Uma libertação que o povo não compreendeu, esperavam por uma libertação física do Império Romano. Somente aquele que acredite e decide viver a loucura da cruz poderá compreender.

Sim, a cruz é loucura. Nem mesmo o imperador da época poderia acreditar que o povo estava pedindo para crucificar um homem sincero e justo. Em sua conversa com Jesus, não foi capaz de identificar algo digno desse tipo de morte.

Como explicar um amor tão grande para uma criança?

unnamed0

Podemos começar contando a história de Moisés e depois incrementando explicando que Jesus ressuscitou na Páscoa. A partir desse dia, deu um novo significado para esta data. Ele trouxe a “boa-nova”, esperança de uma vida melhor, trouxe ensinamentos para que o povo se libertasse do sofrimento e do mal. Ele veio para nos reconciliar com Deus e nos libertar da morte e do pecado. Mas para que tivéssemos direito a esta herança, Jesus teve que morrer.

Anúncio

Uma maneira que tem também é apresentar desenhos para que a criança vá assimilando e tendo mais noção, vou deixar um exemplo que achei no Youtube:

[embedyt] http://www.youtube.com/watch?v=h4oYSZvKAJU[/embedyt]

Anúncio

O mais importante de tudo, é que em meio aos ovos de chocolate, a aventura de procurar as cestas de Páscoa, nos lembramos que nosso maior motivo de alegria, é Jesus. Não digo que não devemos aproveitar dessa inocência para registrar momentos maravilhosos com as crianças. Nem que não devemos esconder as cestas e presenteá-los com chocolates e gostosuras. Só quero trazer à memória o verdadeiro significado da Páscoa e não deixar que o comércio apague a mensagem do maior amor de todos.

 

Anúncio
Back To Top