skip to Main Content
Receba dicas e conteúdos sobre gravidez, maternidade e criação de filhos. Compartilhando aprendemos mais

Seios vazarem durante a gravidez, é normal?

Seios Vazarem Durante A Gravidez, é Normal?

O corpo da mulher sofre várias mudanças durante a gestação como forma de preparo para o nascimento do bebê. Por volta do terceiro trimestre é comum gestantes relatem que está acontecendo um vazamento de seus seios, um líquido claro, cremoso-branco ou amarelado. Saiba que isso é perfeitamente normal e é um do sinais de que seu corpo está produzindo colostro, o primeiro leite do bebê.

Receba dicas e conteúdos sobre gravidez, maternidade e criação de filhos. Compartilhando aprendemos mais

O colostro, é um precursor do leite materno, ele contém um teor altíssimo de proteínas e também contém anticorpos para proteger seu bebê de infecções durante os primeiros dias de vida. E por essa característica, ele é considerado como uma vacina natural.

Você pode observar um aumento na produção e até mesmo que os seios vazarem leite com mais intensidade quando são estimulados, como por exemplo, durante o sexo. Se a descida do colostro deixar você desconfortável ou molhar suas roupas, tente usar absorventes próprios para os seios e colocar em seu sutiã. Dependendo da produção, talvez seja necessário trocá-los durante o dia.

Apesar de ser comum os seios vazarem leite, também é muito comum não vazarem. E isso não significa que você não vai produzir leite materno para seu bebê. Fique tranquila se isso não está acontecendo com você. Também é normal, não precisa estimular seu peito sem que o bebê tenha nascido ainda. O colostro será produzido assim que seu bebê e também receberá todos os benefícios desse primeiro leite.

Caso você observe que os seios estão vazando um leite sanguinolento é melhor entrar em contato com seu médico. Muitas vezes isso não é algo para se preocupar, pode ser uma mudança que seus dutos de leite estão passando enquanto se preparam para a lactação.


Na maioria dos casos, desaparece após o parto e não interfere na sua capacidade de amamentar, de todo modo, é sempre bom conversar com seu médico ou pedir auxílio em um Banco de Leite, se tiver em sua cidade.

Se não diminuir dentro de alguns meses após o nascimento do bebê, seu médico provavelmente fará alguns exames para encontrar a causa. Mas antes de começar a se preocupar, saiba que 90% dos casos persistentes de quando os seios vazam leite sanguinolento, normalmente, é devido uma infecção ou algum tipo de crescimento benigno – não câncer.

Você sentiu os seios vazarem leite durante a gravidez? Compartilha sua experiência conosco!

Back To Top