skip to Main Content
Receba dicas e conteúdos sobre gravidez, maternidade e criação de filhos. Compartilhando aprendemos mais

Como evitar o ganho excessivo de peso na gravidez

Como Evitar O Ganho Excessivo De Peso Na Gravidez

Toda grávida fica preocupada com o ganho excessivo de peso na gravidez, existe uma recomendação genérica que a gestante pode ganhar cerca de 8-12 quilos no total dos 9 meses, contudo isso depende muito do seu ponto de partida, por isso uma consulta com uma nutricionista materno-infantil pode ser o diferencial.

Receba dicas e conteúdos sobre gravidez, maternidade e criação de filhos. Compartilhando aprendemos mais

Cuidar da alimentação é muito importante, porque há mulheres que ganham muito peso durante a gravidez e essas são mais propensas a diabetes gestacional, de ter risco maior de complicações no parto e tendem a ter problemas para perder peso após o parto. Evitar essas complicações é tão simples quanto evitar o ganho de peso em excesso.

5 dicas para evitar o ganho excessivo de peso na gravidez

Conheça o seu peso objetivo

Ao contrário do que muitas mulheres pensam, você não precisa ganhar muito peso para ter um bebê saudável. Para a maioria das mulheres, 12 quilos é o suficiente. Ainda assim, é importante considerar sua estrutura corporal antes de engravidar para determinar o que é certo para você. Use sua altura e peso na concepção para calcular seu índice de massa corporal (IMC) e, em seguida, descobrir onde você cai. A menos que seu OB diga o contrário, aqui está o que se deve esforçar. Se o seu IMC é:

Acompanhe as calorias

Você tem mais um ser que precisa se alimentar, mas essa não é desculpa para comer excessivamente o que te der na telha. A Teoria dos Mil dias, diz que tudo que a gestante come durante esse período influencia na saúde da criança até adulto, como pré condições para o ganho de peso. Procure se alimentar de forma equilibrada, selecione alimentos que agregam nutrientes como vitaminas e minerais para garantir em primeiro lugar, a saúde sua e do bebê. Tenha consciência de que apenas uma pequena refeição adicional por dia, como metade de um sanduíche de peru e um copo de leite, é tudo que você precisa.

Concentre-se em comer alimentos integrais

Se você comer carboidratos simples, vai ganhar muito peso – e rápido. Procure encher seu prato principalmente com legumes, frutas, grãos integrais e proteína magra ajudará você a manter calorias em cheque. Além disso, alimentos integrais fornecem mais nutrientes úteis ​​do que os processados ​​- algo que você e seu bebê realmente se beneficiarão a partir de agora.

Beba água ao longo do dia

Todos aqueles desejos de comida maluca que você está tendo podem ser um sinal de que você está com sede. Em vez de buscar refrigerante ou suco – ambos carregados com calorias e açúcar que são armazenados como gordura – opte por água pura. A água é o único líquido que realmente hidrata o seu corpo. Reduz o inchaço, elimina as toxinas e pode manter o excesso de peso sob controle.

Fique ativa

O exercício regular é bom para a saúde geral e ajuda a queimar calorias e a armazenar gordura nos lugares certos. Atividades que não fazem seu coração disparar, como ioga, natação, caminhada e exercícios com pesos, são ótimas. Apenas certifique-se de verificar com seu médico primeiro e também ter um acompanhamento de um profissional da área.

 

Para ficar por dentro de tudo que acontece no Mamãe & Cia, nos acompanhe em nossas redes sociais: Instagram | Facebook

Back To Top