Ouvimos e lemos tanto sobre a importância da amamentação, mas muitas vezes não sabemos quais as consequências disto sobre nós. Eu mesma fui pega de surpresa com o leite abundante e meu filho não dava conta de mamar
tudo. Graças a Deus eu tive o apoio do Banco de Leite da maternidade que
meu filho nasceu, lá obtive muitas instruções e sempre voltava lá quando
ficava em dúvida.
Por isso resolvi compartilhar com vocês um pouquinho de informações sobre esse assunto.
Livre-se do ingurgitamento mamário
Não se assuste, mamas “empedradas” é um fenômeno temporário e desconfortável do início da amamentação
Por: Carolina Ildefonso
Que amamentar é bom para o bebê isso é fato. No início não se parece em nada com a delicadeza divulgada pelos filmes da tevê e do cinema. Mas, com boa dose de paciência, tolerância, amor, apoio e técnica, acredite: você consegue virar esse jogo.
Segundo especialistas, são raros os casos em que há incapacidade biológica de a mulher amamentar. Lamentavelmente, apesar disso, pesquisas indicam que mais da metade das mães deixam de dar o peito até o final do primeiro mês. Dentre os vários terrores relacionados à amamentação, o ingurgitamento do leite é muito citado pela ala feminina.
A enfermeira Márcia Regina da Silva, encarregada do Grupo de Apoio ao Aleitamento Materno (GAAM) do Banco de Leite Humano e Consultora Internacional em Aleitamento Materno do Hospital e Maternidade São Luiz, unidade Itaim, explica que com os ductos obstruídos a mamãe pode ter como causa dor generalizada nas mamas, pequenos nódulos (acúmulo de leite), dificuldade para a pega correta do bebê, devido ao acúmulo de leite, e até apresentar febre. A explicação é simples: alta produção e baixo consumo do leite materno.
Para haver equilíbrio e sucesso nesse processo, de acordo com a consultora, o segredo é amamentar. “Oferecer o peito com frequência é o ponto principal, seguido de massagem e ordenha manual para evitar o acúmulo de leite. Para diminuir o desconforto das mamas pelo acúmulo de leite, a realização de compressa fria após cada mamada é extremamente eficaz”, aconselha.
Para evitar problemas mais sérios, como a mastite que é a complicação do ingurgitamento, um ponto relevante é fugir dos palpites e das receitinhas caseiras. Para Márcia, alguns mitos podem causar reação adversa. “O mais grave é o uso de água quente associado à bomba manual.Esse procedimento aumenta a produção de leite e pode provocar piora na evolução do ingurgitamento mamário”, diz ela.
A dica profissional é: ao final de cada mamada realizar um autoexame das mamas em busca dos nódulos de leite e caso necessário massagear e ordenhar para extrair o leite que restou. A técnica de ordenha consiste em posicionar os dedos indicadore polegar em forma de “C” no final da região areolar e realizar movimentos rítmicos. Fuja das compressas quentes, elas estimulam ainda mais a descida do leite.
Não menos importante é recorrer ao auxílio profissional. “A massagem manual deve ser realizada com a ponta dos dedos (indicador e médio) em movimentos circulares, mantendo uma mão em suporte no lado oposto. O sentido da massagem é do bico para a base da mama, a fim de desobstruir o caminho por onde o leite passa, não podendo durar mais do que 15 minutos de cada lado”, encerra Márcia Regina.
Beijos
Karin
Se você gostou deste post, pode querer ler mais:
Minha filha vai fazer quatro messes ela mama bem, mais mesmo asim meus seios empedra é nomalr.
Olá meninas meu neném tem 2 meses e ele tem vezes que nao quer mamar no meu peito e chora muito oque eu faço ? E quando estou dormindo quando eu acordo o meu peito fica muito duro isso e normal ? Da
Alguma dica pra mim . 🙁
Oi Bruna,
Realmente você está produzindo bastante leite.
Ideal seria que você fizesse massagens circulares no peito quando ele está muito cheio e também fizesse ordenha.
O bebê pode chorar muito quando você oferece o peito porque talvez o leite esteja meio endurecido. Experimenta fazer essas massagens antes de dar de mama para ele. As massagens vão ajudar a liberar o leite.
Já passei por isso e no começo as massagens são doloridas, mas a medida que o leite sai, vai ficando aliviada!
Espero que tenha ajudado.
Beijos
Tive três gestações todas amamentei e todas experimentei o ingurgitamento das mamas é muito doloroso mas o mais impressionante é que encontrei uma solução indolor : compre um protetor de bico do seio que tenha respiro superior isto é muito importante !!! O aquecimento do bico do seio gera um vapor e o leite vai gotejando naturalmente enquanto vc da um peito coloque o coletor no outro peito pois a ocitocina age nas duas mamas propiciando a decida do leite !!! Quem me dera ter estes coletores a 16 anos atrás na amamentação do meu primeiro filho ou a 12 da minha segunda filha … O importante é que funciona pode ser usado a noite nas duas mamas mas observa que não esgote muito apenas para seu alívio !!! Bjus adri zamban mamãe da Maria Carolina 10 dias hoje
perfeitas dicas muito obrigada!!!!!!
Dicas ótimas, parabéns!!!
Beijos
Tati
nossa, passei também por isso. Mas realmente é temporario, ainda bem. Bom, além de curtir muito seu site, estou aqui pra divulgar o meu blog \o. Biologa e mãe.. ciencia e maternidade caminham lado lado.. é só reparar. Cheiro
Bem, o meu bebê já tem 6 meses e ainda hj empedra. Sofro muito, tenho muitas dores, choro muito. Todos os dias de manhã e a noite retiro o excesso, +- 120 ml, mas mesmo assim empedra. Não sei mais o que fazer, estou voltado a trabalhar e estou desesperada. Ainda não tentei a compressa fria após as mamadas, vou testar nos horários em que eu estiver em casa. Espero de verdade que funcione. Agora mesmo estou com uma das mamas engurgitada.
Ah, o meu bebê na consulta dos 6 meses estava pesando 9kg e só mamava, faz apenas duas semanas que introduzi frutas e comidinha.
Depois venha nos contar como foi o resultado com a compressa fria….
Bjs
Muito legal essas dicas!
Graças a Deus não sofri deste problemas, pois meus 2 “bezerrinhos”mamavam tudo e por isso não tive empedramento.
MAs realmente ouvi dizer que a massagem manual é a melhor solução.
Bjs.
Elaina
http://www.vidademae.net/
Recebi muitas dessas dicas valiosas quando tive a primeira filha, e segui direitinho. Nunca aconteceu de empedrar comigo. Acho bacana compartilhar, porque já ouvi dizer que dói pra caramba…
Beijos!