skip to Main Content
Receba dicas e conteúdos sobre gravidez, maternidade e criação de filhos. Compartilhando aprendemos mais

Esperando o segundo filho? Saiba o que esperar

Esperando O Segundo Filho? Saiba O Que Esperar

Não importa quantas pessoas você fale ou quantos livros você leia, você nunca estará totalmente preparado para ser mãe de dois. Para algumas pessoas, a parte mais difícil de ter um segundo filho é se entregar à paternidade, diz Edward Christophersen, PhD, psicólogo do Children’s Mercy Hospital em Kansas City, Missouri, e professor de pediatria na Escola de Medicina de Kansas City. Quando você tem apenas um filho, ainda pode preservar muito do seu estilo de vida antes do bebê, diz ele. Sair para jantar ou de férias não é tão difícil. Então vem o bebê número dois e, bum, qualquer senso de auto liberdade que você conseguiu manter se foi.

Receba dicas e conteúdos sobre gravidez, maternidade e criação de filhos. Compartilhando aprendemos mais

Mas talvez a maior surpresa no começo seja como o seu tempo desaparece. Com um, você ainda pode contar com algum tempo de ócio durante o dia enquanto o bebê está dormindo, brincando em silêncio ou saindo com a vovó. Esses momentos tranquilos tornam-se mais difíceis de ter quando se dois filhos

Mesmo que o mais velho ainda tire seus cochilos da tarde, é difícil sincronizar os horários de sono no início. E com dois filhos, você tem mais coisas a fazer em menos tempo. Você pode perceber que está adicionando coisas à sua lista de tarefas, preparando o jantar e descarregando a máquina de lavar louça, tudo com uma pequena criaturinha pendurada no seu  quadril. Nos primeiros meses, pode parecer quase impossível concluir qualquer tarefa ou ter algum tempo para você, porque parece que alguém sempre precisa de algo.

O melhor conselho para lidar com essas frustrações inevitáveis? Respire fundo e saiba que isso também passará. E se e quando encontrar cinco minutos de solidão, deixe a louça suja na pia de molho para que você possa relaxar.

 

Mudanças de relacionamento após um segundo filho

Todo mundo fala sobre o quão difícil é para o seu primogênito repentinamente ter que compartilhar sua atenção. Mas também é um ajuste para você. Longe vão os dias em que você poderia se aconchegar no seu colo somente um e também concentrar toda a sua energia mental e física nele. 

Agora você terá que aprender como dividir seu foco, energia e amor. Isso pode significar aconchegar-se com seu recém-nascido enquanto seu filho mais velho não está olhando ou lendo para o filho mais velho enquanto você alimenta o bebê (não é tão difícil quanto parece!). Os especialistas também recomendam passar um tempo especial com seu primeiro filho longe do bebê e fora da casa, se possível.

 

Na mesma linha, você e seu parceiro podem se sentir estressados ​​porque têm menos tempo um com o outro. Lembre-se, à medida que sua família cresce, de que ambos precisarão da ajuda do outro. Eles são fundamentais, diz Christine D’Amico, treinadora de transição para a vida e autora de The Pregnant Woman’s Companion (Attitude Press, 2002). Muitas mães novas tendem a se sentir frustradas e desejam que seus cônjuges entendam que precisam ajudar. Verdade seja dita, eles não sabem, a menos que você os permita. E mesmo que eles não sintam que podem atender a essas necessidades, isso pode levar a outra discussão que pode ser igualmente importante.

 

Os benefícios de ter um segundo bebê

Apesar de qualquer dificuldade que você possa ter durante esses primeiros meses, você certamente verá a beleza de ter outro bebê. Talvez você perceba iss quando você observar seus dois filhos juntos: agora que seu filho mais velho tem um irmão, você não está mais à disposição dele, sentindo pressão para brincar sempre que ele pede.

Você também ficará encantado com as doces interações entre seus filhos. Quanto mais o novo bebê responder ao irmão ou irmã mais velho, mais envolvidos os dois ficarão um com o outro. Às vezes, os irmãos desenvolvem seu próprio idioma e jogos dos quais você nem faz parte.

Outra vantagem de acrescentar à sua família: você é uma especialista agora e pode dar adeus a todo esse questionamento constante. Você já como funciona a infância de uma criança e sabe reconhecer os sinais de que está o sono esta á chegando, a alimentação e o estabelecimento de limites. Se você estiver amamentando pela segunda vez, provavelmente descobrirá que é mais fácil pegar o bebê corretamente.

Além de menos ansiosa, você também pode apreciar mais a infância do seu segundo. Com seu primeiro filho, muitas vezes você mal pode esperar até que ele atinja marcos importantes – quando ele vai engatinhar, andar, falar, você sempre se pergunta. Mas agora que você sabe com que rapidez o tempo passa, é mais provável que saboreie o estágio em que seu filho está, em vez de antecipar a próxima grande novidade.

Back To Top