skip to Main Content

Economize tempo e dinheiro usando o forno no dia a dia

O forno é um equipamento muito importante na cozinha, mas nem sempre é bem aproveitado no cotidiano. Vale a pena passar a utilizá-lo com frequência, pois favorece a economia de tempo e de dinheiro. Isabela, marca de massas, biscoitos e torradas na região Sul do País, ensina como aproveitar ao máximo o forno doméstico e ainda ensina como fazer duas opções de pratos principais: Ninho ao Gorgonzola com Abóbora,  Ninhos Recheados ao Forno e, para a sobremesa, a Torta Manjar com Tortinhas Cheesecake.

Receba dicas e conteúdos sobre gravidez, maternidade e criação de filhos. Compartilhando aprendemos mais

Os pratos assados se sobressaem na cozinha, pois, além de práticos, são mais saudáveis do que as versões fritas e, muitas vezes, mais saborosos do que os grelhados ou cozidos. Inclusive, ao assar as receitas, é possível ganhar tempo e até economizar gás. Pode-se, por exemplo, aproveitar todo o espaço da grade do forno para assar mais de um prato por vez, ou seja, enquanto a carne está assando, podemos incluir os legumes. Mas é importante conferir o preparo de cada receita, escolhendo pratos com tempos de forno semelhantes para evitar abrir o forno a toda hora.

Se preferir colocar os pratos separadamente, a dica é aproveitar o forno ainda quente, após a fiinalização da receita principal e colocar a segunda receita nesse meio tempo. Assim, você evita ligar o forno novamente e gastar mais tempo e gás.

Viu como é fácil? Agora que tal aproveitar as dicas para elaborar receitas práticas e repletas de sabor, com tempo médio de forno de trinta minutinhos apenas?

Confira abaixo o modo de preparo de cada uma:

Ninhos Recheados ao Forno


Ingredientes:
400 g de queijo minas meia cura (ou muçarela) ralado grosso
½ xícara (chá) de salsa picadinha
1 pacote de Ninho Isabela
2 dentes de alho amassados
3 colheres (sopa) de cebola picadinha
2 colheres (sopa) de óleo
300 g de carne em tirinhas (alcatra, coxão mole, etc)
Sal e pimenta-do-reino a gosto
6 latas de molho de tomate temperado
Queijo ralado a gosto

Modo de Preparo:
– Misture o queijo com a salsa, recheie bem o Ninho e reserve.
– Doure o alho e a cebola no óleo. Junte a carne e refogue bem. Tempere com o sal e a pimenta. Acrescente o molho de tomate, tampe e deixe apurar por 5 minutos.
– Numa forma retangular (grande), espalhe uma camada generosa de molho de tomate. Coloque os Ninhos recheados, um ao lado do outro. Coloque o molho restante, cobrindo bem. Polvilhe com queijo ralado e cubra com papel alumínio.
– Leve ao fogo médio por 30 minutos.

Rendimento: 6 porções

 

Torta Manjar com Tortinhas Cheesecake

 

Ingredientes:
Para a base
1 embalagem de Tortinhas Due Cheesecake Isabela

Para o manjar
1 lata de leite condensado
a mesma medida de leite (utilize a lata do leite condensado)
1 embalagem de creme de leite UHT (200 g)
1 vidro de leite de coco (200 ml)
2 pacotes de gelatina incolor e sem sabor (24 g)

Para decorar
15 unidades de Tortinhas Due Cheesecake Isabela, cortadas ao meio
100 g de coco fresco ralado

Modo de Preparo:
Prepare a base:
– Processe as tortinhas até obter uma farofa fina e coloque em uma tigela. Junte 2 colheres (sopa) de água e, com as mãos, misture para obter uma massa homogênea e úmida.
– Acomode essa massa no fundo de uma forma redonda (21 cm de diâmetro), com fundo falso. Asse em forno médio (180 °C – 200 °C), preaquecido, por cerca de 15 minutos. Retire do forno e deixe esfriar.

Prepare o manjar:
– Coloque no liquidificador o leite condensado, o leite, o creme de leite, o leite de coco e a gelatina hidratada com água. Bata até obter um creme homogêneo.
– Despeje sobre a massa e leve à geladeira para adquirir consistência, por pelo menos 4 horas.

Decoração:
– Desenforme a torta e acomode em toda a volta as tortinhas, apertando levemente contra o manjar. Cubra a superfície com o coco e sirva.

Dica do Chefe: Deixe para decorar a torta pouco tempo antes de servir. Isso evita que as tortinhas amoleçam com a umidade da geladeira.

Rendimento: 8 porções
Tempo de Preparo: 30 minutos

Back To Top