skip to Main Content
Receba dicas e conteúdos sobre gravidez, maternidade e criação de filhos. Compartilhando aprendemos mais

Diarreia durante a gravidez: Como lidar com ela?

Diarreia Durante A Gravidez: Como Lidar Com Ela?

Problemas digestivos e estomacais são comuns durante a gravidez. Você pode ouvir muito sobre enjoos matinais e constipação, mas não é tão comum as mulheres relatarem sobre diarreia durante a gravidez. Embora possa não receber tanta atenção, a diarreia é outro problema gastrointestinal que as mulheres grávidas podem enfrentar.

Receba dicas e conteúdos sobre gravidez, maternidade e criação de filhos. Compartilhando aprendemos mais

Algumas mulheres consideram a diarreia um sinal precoce de gravidez. É verdade que as alterações hormonais na época da concepção podem causar problemas estomacais e até levar à diarreia. No entanto, a sensibilidade mamária, a fadiga e a náusea são sintomas muito mais comuns da gravidez precoce.

 

A diarreia durante o final da gravidez pode ser um sinal de que o trabalho de parto está se aproximando, isso é um relato bem comum de muitas mulheres, bem como azia, náuseas e vômitos. Naturalmente, as mulheres ficam com diarréia por vários motivos e podem se desenvolver a qualquer momento durante a gravidez – não apenas no começo ou no final.

 

Causas de diarreia durante a gravidez

A diarreia durante a gravidez pode ser o resultado da mudança hormonal durante a gestação, bem como alguma mudança na alimentação e até mesmo a presença de algum vírus no estômago. Você pode sentir diarréia devido a:

 

  • Mudanças no corpo: durante a gravidez, você experimentará mudanças em seus hormônios e seu corpo. Estes podem afetar seu estômago e trato digestivo, levando a náuseas e vômitos, constipação ou diarréia.
  • Dieta: A gravidez pode inspirar você a comer mais saudável. Às vezes, uma mudança repentina para alimentos mais nutritivos e ricos em fibras pode levar a uma mudança nos movimentos intestinais também. Dê ao seu corpo um pouco de tempo para ajustar-se se você for de hambúrgueres e batatas fritas a frutas e saladas ao mesmo tempo.
  • Vitaminas pré-natais: Existem muitas marcas diferentes de vitaminas pré-natais. Alguns são mais propensos a causar constipação, e alguns podem levar a fezes mais soltas. Se pensa que está a ter diarreia devido à sua vitamina, fale com o seu médico e peça uma recomendação para outra marca.

 

A diarréia também pode se desenvolver a partir de algo que não tem nada a ver com a gravidez, como:

  • Doença de um vírus ou bactéria
  • Envenenamento alimentar
  • Tomar medicação, como antibióticos
  • Um problema de saúde, como doença de Crohn, doença celíaca ou hipertiroidismo
  • Viagem

 

Sintomas

A diarreia é quando você tem evacuações com mais freqüência e mais frouxa na consistência do que normalmente teria. Veja o que procurar:

  • Dois ou mais movimentos intestinais lacrimejantes ou soltos em um dia (24 horas)
  • A sensação de ter que correr para o banheiro
  • Cólicas
  • Dor de estômago
  • Inchaço

 

Tratamento

Enquanto estiver grávida, poderá sentir enjoos matinais ou azia. Assim, a diarreia é outro incômodo inconveniente que você pode ter que passar. Esses tratamentos podem ajudar.

  1. Hidrate seu corpo. É importante se manter hidratado, especialmente quando você está grávida. A diarreia remove a água do seu corpo, por isso beba muitos líquidos, especialmente água. Como você também perde eletrólitos através diarreia, as soluções de reposição de eletrólitos são úteis. Evite produtos lácteos, bebidas açucaradas, café, chá e bebidas energéticas, uma vez que eles podem piorar o seu quadro.
  2. Preste atenção à sua dieta: coma alimentos que sejam fáceis de digerir e não irritar ou estimular o estômago e o trato digestivo. A dieta BRAT (banana, arroz, compota de maçã, torradas) mais os nutrientes de outros alimentos de fácil digestão (batatas, frango e sopa de legumes, carnes magras) podem ajudar até que a diarreia passe. Fique longe de alimentos fritos, picantes e ricos em gordura.
  3. Dê-lhe tempo. A diarreia geralmente desaparece sozinha. Se você tem diarreia leve, sem outros sintomas (febre, dor, cólicas), pode esperar alguns dias para ver se vai embora. A diarreia que resulta de um problema estomacal ou problema alimentar geralmente desaparece por conta própria.
  4. Mantê-lo limpo: fezes soltas podem tornar mais fácil para as bactérias no cólon viajar para o trato urinário e causar uma infecção (UTI). Limpeza pode impedir a propagação de germes para outras partes do seu corpo e outras pessoas. Depois de usar o banheiro, sempre limpe da frente para trás e mude o papel antes de limpar novamente. Você também vai querer manter suas roupas limpas e lavar as mãos com freqüência.

 

É perigoso ter diarreia durante a gravidez?

A diarreia pode ser leve e passar rapidamente, ou pode ser mais grave. A perda de água através de seus intestinos pode levar à desidratação, que pode ser especialmente prejudicial durante a gravidez. Portanto, para evitar que a diarreia se torne perigosa, beba muita água e outros líquidos. Esteja ciente dos sinais e sintomas da desidratação:

  • Urinar com menos frequência
  • Urina que é amarelo ou laranja muito escuro
  • Urina que tem um cheiro forte
  • Boca seca
  • Dor de cabeça
  • Sentindo-se tonto, tonto ou como se você pudesse desmaiar

 

Quando chamar um médico

Embora a diarreia geralmente não seja um problema grave, pode ser um sinal de infecção ou levar à desidratação. Notifique o médico se:

 

  • Sua diarreia está piorando em vez de melhorar
  • A diarreia dura mais de um dia ou dois
  • Você percebe sangue no banheiro
  • Você tem outros sintomas, como febre ou vômito
  • Você tem algum sinal de desidratação
  • Você está sentindo dor no baixo ventre
  • Você está tendo contrações
  • Você não está sentindo seu bebê se mexer tanto quanto antes

 

Diarreia Severa

Se você tiver mais do que apenas um leve caso de diarreia, seu médico pode querer testar seu sangue e enviar uma amostra de fezes para o laboratório para ver se você tem uma infecção. Dependendo dos resultados, você pode ter que tomar um antibiótico ou outro medicamento. Se você estiver ficando desidratado, o médico pode pedir fluidos intravenosos (IV) para recuperar o equilíbrio do corpo.

 

Diarreia e Aborto

Se você tiver diarreia, pode se preocupar que isso possa causar um problema na gravidez ou que seja um sinal de aborto, contudo, esse não é uma causa típica ou sintoma de aborto espontâneo.

Enquanto algumas mulheres experimentam diarreia em torno do tempo de uma perda de gravidez, ter um episódio não significa que o aborto está prestes a acontecer. Muitas mulheres ficam com diarreia durante a gravidez e tiveram seus filhos de forma saudável. Se você está preocupado com sua gravidez por qualquer motivo, você deve conversar com seu médico.

 

Achou útil esse conteúdo? Compartilhe em suas redes sociais!

Back To Top