skip to Main Content
Como Ensinar Seu Filho A Amar A Leitura

Como ensinar seu filho a amar a leitura

As crianças nascem dispostas a aprender tudo que nós ensinarmos para elas. Imaginar, sonhar, se inspirar é com as crianças, e a leitura é uma das grandes dádivas que podemos proporcionar para elas. Incentivar a leitura é um dos papéis do nosso papel como pai. Mas como fazer com que a criança venha amar a leitura? Sem cobrar, sem pressionar, sem exigir que ela faça isso, mas que ela simplesmente escolha um livro por livre e espontânea vontade?

O jornalista e apresentador Zeca Camargo esteve presente na Feira do Livro de Jaraguá do Sul e compartilhou com o blog Mamãe & Cia o que o fez se apaixonar pelos livros e ainda deu algumas dicas.

Descubra como fazer seu filho amar a leitura:

Leia em voz alta para o seu filho desde o nascimento

Seu filho está no ventre, ele não vai saber o que você está lendo, mas vai ouvir sua voz. Os primeiros anos de vida são os mais importantes para o desenvolvimento da linguagem, e quanto mais palavras as crianças ouvem, melhor.

Crie uma rotina de dormir onde você lê todas as noites.

Lendo histórias de ninar todas as noites cria uma rotina que seu filho pode se acostumar. Ao criar essa rotina onde você lê todas as noites, ela ajudará seu filho a aprender o que esperar. Lendo para o seu filho na cama antes de ir dormir também pode ajudar a acalmá-lo depois de um dia agitado. Incentivar o seu filho a ler antes de dormir ensina uma rotina que ele pode seguir sozinho à medida que envelhecer.

Converse sobre a leitura

Embora ler para o seu filho seja importante, interagir com o conteúdo é muito interessante também. Em vez de apenas ler as palavras nas páginas, reserve um tempo para discutir o que está acontecendo em cada página, talvez adivinhando o que virá a seguir. Ensinar seu filho a entender o que ele está lendo é tão importante quanto a leitura em si.

Receba dicas e conteúdos sobre gravidez, maternidade e criação de filhos. Compartilhando aprendemos mais

Mantenha uma certa variedade de livros em sua casa

O jornalista Zeca Camargo contou que o que fez ele se apaixonar pela leitura era a quantidade de livros que eles tinham em casa. Ele tinha contato com os mais variados livros, temas e podia folheá-los a hora que quisesse. Isso o incentivou a ser curioso e também a buscar por algo que se identificava.

Uma dica é ter biblioteca doméstica é importante para as crianças. Não precisa ser grande, pode ser simplesmente um canto da sala onde você guarda os livros em uma prateleira ou caixa. O importante é que seus livros estão à vista, e há uma variedade de livros que eles podem ler quando quiserem. De livros ilustrados a livros de histórias, capa dura e livros de capa mole, levante a aba e os livros pop-up. As crianças precisam de uma variedade de livros para escolher para mantê-los interessados ​​e amar a leitura.

Deixe as crianças lerem o que elas querem ler

O jornalista também disse que é importante que as crianças se identifiquem com o que estão lendo, porque será muito mais fácil ela ler com mais frequência, se gosta do que está lendo. Eu sei que muitas vezes queremos escolher o que eles devem ler, mas é sempre bom deixar eles livres para definirem. O fato de que eles estão decidindo o que vão ler por conta própria significa que você já está ajudando a ter amor pela leitura.

Passeie com seu filho em bibliotecas e feiras

Uma maneira da criança também se apaixonar por literatura é ver que existe um mundo todo a ser descoberto. Uma feira do livro, uma bienal, um passeio à biblioteca da cidade expande a percepção da criança, desperta para novos gostos literários. Você pode aproveitar que as feiras e sebos  para garantir novos exemplares a um precinho bem mais camarada.

 

Zeca camargo blog mamãe & Cia

Zeca Camargo e eu pelas lentes de Thays Magalhães, na SCAR – 12º Feira do Livro de Jaraguá do Sul

E aí, você gosta de ler? O seu filho vai amar a leitura também? Como você está fazendo para criar esse hábito precioso na vida do seu filho? Deixe seu comentário, é sempre muito bom trocar experiências!

Mãe do Cauê e da Catarina, esposa do Diogo Petermann. Casada há 11 anos. Apaixonada por brigadeiro de panela, pipoca e Grey’s Anatomy!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top