skip to Main Content

Como educar crianças por meio da cultura infantil

Eventos e atividades culturais ajudam no maior desenvolvimento cognitivo e no processo de socialização dos pequenos.

Receba dicas e conteúdos sobre gravidez, maternidade e criação de filhos. Compartilhando aprendemos mais

Como os pais já sabem, o desenvolvimento de uma criança está relacionado a diversos fatores que permeiam as diferentes vivências e experiências de cada ser humano. Um dos aspectos que influenciam positivamente o desenvolvimento dos pequenos é a cultura.

O contato com eventos e atividades culturais de todos os tipos auxilia no desenvolvimento cognitivo das crianças, estimulando a memória e o desenvolvimento de habilidades em diferentes áreas.

Além disso, é através da socialização por meio da cultura que as crianças adquirem um padrão de comportamento coletivo, aceitando mais facilmente a diversidade.

Portanto, inserir a cultura infantil na educação dos pequenos é um passo importante para que eles desenvolvam todas as suas potencialidades e capacidades como seres humanos, contribuindo para uma sociedade cada vez melhor.

Atividades como a música, a dança, o teatro, a literatura, idas ao museu, as artes circenses, etc., podem ajudar, e muito, nesta jornada de aprendizagem. Entenda como:

Música

A música traz ótimos benefícios para o processo de aprendizagem, tornando-se fundamental para o desenvolvimento infantil. Isso porque, a música aperfeiçoa a concentração, a memória, a percepção sonora e corporal, a socialização e a sensibilidade dos pequenos.

Não é à toa que a música é utilizada em escolas por todo o país. Na sala de aula, promove o desenvolvimento do raciocínio, da criatividade e da linguagem oral, permitindo que as crianças ganhem independência e capacidade de reflexão.

Dança

Um dos objetivos da dança na escola é permitir que a criança aprenda a ter domínio corporal, aprimorando a percepção de novos espaços e formas.

A dança também faz com que os pequenos superem suas limitações espaciais, motoras e sociais. Por serem caracterizadas como manifestações artísticas, as atividades rítmicas e expressivas também são importantes no desenvolvimento da imaginação e de processos criativos.

Além disso, a dança é como um processo social, que incentiva a evolução da expressão corporal e da comunicação, pois as crianças se relacionam umas com as outras durante a atividade.

Literatura infantil

O contato dos pequenos com a literatura é primordial para seu desenvolvimento cognitivo.

Por isso, estimular o contato com a leitura mesmo antes do processo de alfabetização é importante para que as crianças adquiram esse hábito e possam evoluir cognitivamente desde cedo. Livros de pano, de banho ou interativos são os mais indicados para os pequeninos nesta fase.

Na medida em que os pequenos crescem, a literatura infantil passa a cumprir mais papéis, auxiliando no processo de alfabetização e contribuindo para o pensamento crítico da criança, bem como ampliando sua visão de mundo.

Teatro

O teatro é outra prática cultural e artística que deve ser entendida como parte do aprendizado durante a infância, pois traz grandes ganhos para o processo de alfabetização e coordenação motora das crianças.

As aulas de teatro podem incluir atividades individuais ou em grupo, incentivando a criança a trabalhar a dicção e as expressões verbal e corporal.

Além disso, é com o teatro que os pequenos podem exercitar sua criatividade e imaginação, habilidades que irão beneficiá-los no futuro. As atividades teatrais também ajudam as crianças a expressarem suas emoções e a perder a vergonha.

As aulas em grupo auxiliam, principalmente, na socialização dos pequenos, ajudando-os a pensar coletivamente e a respeitar outras pessoas e suas diferenças.

Museu

Talvez muitos pais pensem que os museus não são locais para crianças, já que são espaços não formais de conhecimento. No entanto, os museus contribuem, e muito, para a educação das crianças.

Os museus possibilitam às crianças o contato com a história, a arte, a literatura, as ciências naturais, a tecnologia, etc., que auxiliam no desenvolvimento da criatividade e do senso crítico, e na valorização do conhecimento.

Experimente os museus interativos, que permitem um encontro mais próximo da criança com a arte e a cultura, com brincadeiras e atividades lúdicas que despertam nos pequenos o interesse natural pela busca do conhecimento.

Artes circenses

As artes circenses contribuem para o desenvolvimento completo da criança. Por ser uma expressão artística, as atividades estimulam, principalmente, a criatividade e a sensibilidade dos pequenos.

As aulas de circo também ajudam a criança a obter uma maior consciência corporal, bem como auxilia no desenvolvimento cognitivo e motor, facilitando a integração, a socialização e a superação de seus medos.

Além disso, a maquiagem infantil praticada nas artes circenses, que pode inclusive ser replicada nas brincadeiras em casa, permite a caracterização de personagens do circo, como a bailarina e o palhaço, com o intuito de resgatar a cultura circense, identificando seus artistas e o papel que cada um exerce no meio social.

Back To Top