skip to Main Content
Receba dicas e conteúdos sobre gravidez, maternidade e criação de filhos. Compartilhando aprendemos mais
Como O Chocolate Influencia O Sono

Como o chocolate influencia o sono

Controlar o consumo de chocolate fica ainda mais difícil durante a Páscoa. A tarefa complica quando envolve crianças, que não entendem porque um alimento tão gostoso não pode ser comido à vontade. Pra quem tem dificuldades para dormir, é preciso mais atenção. O chocolate influencia o sono, talvez você não saiba, mas é considerado um alimento anti-sono, porque prejudica a liberação do hormônio do sono, assim como o café.

O açúcar também tem impacto significativo na qualidade do sono. “O chocolate pode até causar sonolência durante o pico glicêmico, mas depois, a queda da taxa de açúcar no sangue causa liberação de adrenalina, o que leva ao despertar”, explica a Educadora Integrativa do Sono, Ana Paula Franz. Por isso, pra quem não quer desperdiçar uma boa noite de sono, é importante evitar o consumo de chocolate antes de dormir.

Alimentos indutores do sono

Alimentos ricos em triptofano, vitamina B, magnésio, zinco e ácidos graxos essenciais liberam a serotonina (hormônio do relaxamento) e a melatonina (o hormônio do sono). Por isso, refeições que incluem frango, peru, peixe, oleaginosas, bananas, aveia, ovos e laticínios colaboram para as pessoas dormirem bem.

Uma dieta com baixo índice glicêmico também pode melhorar a qualidade do sono. Comer proteína a cada 3 horas e antes de dormir estabiliza os níveis de açúcar no sangue e reduz o despertar noturno.

 

Ofereça chocolate em horários estratégicos

Certamente, você lembra do conselho que recebeu quando iria fazer a ultrassom para descobrir o sexo do seu bebê: Coma chocolate! O chocolate influencia o sono, até mesmo do bebê que está em desenvolvimento na barriga, deixando-o mais alerta e disposto para se “mostrar” durante a ultrassom.

O chocolate está na lista dos alimentos proibidos para crianças menores de dois devido ao alto índice de gordura e açúcar. Mas se você deseja oferecer para seu filho mais velho, escolha horários matutinos e antes das 16h para que os macronutrientes possam ser absorvidos pelo organismo da criança.

É muito importante ressaltar que a criança não pode e nem deve comer chocolate de forma deliberada, quem tem o controle sobre a alimentação de quando e como a criança vai comer são os pais.

 

Vocês já perceberam como o chocolate influencia o sono do seu filho? Compartilhe conosco sua experiência e/ou expectativas com relação à Páscoa do seu filho!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top