skip to Main Content
Receba dicas e conteúdos sobre gravidez, maternidade e criação de filhos. Compartilhando aprendemos mais

Cadeirinha no carro é questão de segurança

Cadeirinha No Carro é Questão De Segurança

Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, a cadeirinha no carro não é só frescura, é um item importante de segurança para criança, capaz muitas vezes de evitar tragédias maiores.

Receba dicas e conteúdos sobre gravidez, maternidade e criação de filhos. Compartilhando aprendemos mais

Muitas vezes não damos a devida atenção a coisas simples, consideradas detalhes sem tanta importância, e acabamos colocando a nossa integridade ou até mesmo a vida de outras pessoas em risco, principalmente quando o assunto é carro.

E, acredite, muito pior do que colocar nossa própria integridade física ou mesmo vida em risco é colocar a vida de outra pessoa em risco. E isso pode ser ainda mais ruim se a outra pessoa for uma criança, seja ela seu filho ou não. Afinal, as crianças não possuem uma noção exata do perigo, e isso torna responsabilidade exclusivamente dos adultos mantê-las a salvo.

Quando falamos de segurança no trânsito, em especial para as crianças, a primeira coisa que vem a nossa mente é a cadeirinha no carro, um item de segurança obrigatório no Brasil, que deve ser usado para crianças de até 7 anos e meio, mas que muitas vezes são utilizadas apenas até os 4 ou 5 anos, no máximo.

Isso quando elas são usadas, pois em muitos casos são negligenciadas até mesmo para bebês, que são transportados no colo de um adulto.

Por que o uso da cadeirinha no carro é tão importante?

Segundo pesquisas nacionais, uma criança com menos de 7 anos e meio, ou estatura mínima de 1,45 m, não possui tamanho nem peso adequado para poder ser protegida apenas com o uso do cinto de segurança. Por isso, o uso da cadeirinha até essa idade é necessário.

Dados recentes mostram que o risco de morte para uma criança que se encontra em um veículo sem a cadeirinha é de 75%. Isso acontece porque, pelo fato delas serem pequenas demais para serem protegidas pelo cinto, podem simplesmente ser arremessadas pelo para-brisa em uma colisão mais grave.

Quando falamos de dados referentes a bebês, as informações são ainda mais impressionantes. De acordo com OMS – Organização Mundial de Saúde, o uso de uma cadeirinha no carro apropriada para o tamanho do bebê reduz o risco de morte do mesmo em uma margem de até 80%.

Não basta apenas pôr a cadeirinha, é preciso fazer do jeito certo

Muitas pessoas entendem que o uso desse item de segurança é fundamental, mas acabam utilizando a cadeirinha do jeito ou no tamanho errado, simplesmente por falta de informação adequada.

Existem modelos diferentes de cadeirinhas para crianças em idades diferentes. Por isso, é interessante que, antes de você começar a pesquisar preço, caso ainda não tenha uma, você pesquise qual o modelo ideal para seu filho.

Conforme um artigo do SeguroAuto.org, há modelos mais adequados para cada faixa etária e é preciso considerar também a maneira ou posição como ela é fixada. Especialistas norte-americanos recomendam que as cadeirinhas para crianças de até 4 anos sejam sempre fixadas viradas para trás, ou seja, de costas para o banco da frente.

Outra pesquisa, realizada pela Child Seat Safety, mostrou que em 3 mil veículos inspecionados 36% possuíam uma cadeirinha instalada erroneamente, colocando 33% dessas crianças em risco. É de extrema importância você verificar junto ao órgão regulador a melhor forma de carregar seu filho.

Portanto, tão importante quanto dirigir bem é estar atento a todos os detalhes que envolvem a segurança da criança no carro. Afinal, acidentes de trânsito são imprevisíveis.

Back To Top