Você sabia que sabão em pó tradicional pode irritar a pele dos nossos pequenos? Aprenda…
Banho no bebê – Passo a passo para um banho gostoso

Parece óbvio, mas muitas vezes não é tão simples assim. Ouço muitas mamães comentando como seus filhos costumam chorar durante o banho e como gostariam de tornar esse momento prazeroso para eles. Por isso, resolvi compartilhar uma técnica que aprendemos com minha mãe de como dar banho no bebê.
Anúncio
Meu marido ajudou em praticamente todos os banhos do Cauê, desde o primeiro. Já com a Catarina, era mais comigo mesmo, porque dava banho em um horário que ele costumava não estar em casa, ou estava cuidando do Cauê. Mas no primeiro banho do Cauê contamos com o auxílio da minha mãe e ela nos ensinou a técnica que aplicou quando minha irmã e eu erámos bebês. E nossos filhos sempre curtiram muito os banhos…
Preparação para o banho no bebê
Mas antes do banho em si, é necessário preparar as coisas para o banho:
Anúncio
– Aquecer o ambiente quando for mais frio;
– Encher a banheira em temperatura adequada;
– separar roupas, toalha, fralda, pomada e álcool 70, por exemplo.
Anúncio
Feito isso, agora vou explicar como minha mãe nos ensinou a banhar nossos filhos em banheira: a técnica consiste em primeiro enrolar o bebê em uma fralda de pano, ao estilo charutinho, conforme a imagem abaixo.
Seu bebê mais seguro e feliz no banho
Dessa forma, o bebê se sente seguro e como se ainda estivesse no útero. Primeiro lavamos o cabelo e o rosto e secamos, é importante secar bem os ouvidinhos.
Depois disso, coloque o bebê na banheira (ainda enroladinho), uma braço fica de apoio atrás e com a outra mão vá molhando o pano e desenrolando, ensaboando e lavando todo corpinho do bebê. Eu desenrolava o pano à medida que ia lavando ele, ou seja, não tirava tudo de uma só vez.
Quando terminava a higiene corporal, colocava a toalha sobre o ombro do braço de apoio e tirava o bebê da banheira, enrolando ele na toalha limpa e seca. Colocando o bebê sob o trocador, depois de secar o corpo, limpar o umbigo com álcool 70 e cotonete. Eu gostava de passar um hidratante ou óleo corporal, próprio para bebê, mas isso só depois do primeiro mês.
- Brotoejas ou alergias do calor são bem comuns no verão, por isso, dar duchas no bebê é gostoso e importante, além de refrescar ajuda a baixar a temperatura do calor. Evite piscinas e expor o bebezinho ao sol, pois não existe protetor solar para bebês menores que 6 meses.
- Além do braço de apoio, tem outro suportes para banho como redes ou assentos de banheira, conforme imagens abaixo:
- Dei banho nos meus filhos, ao estilo charutinho, até que eles começaram a ficar firmes e conseguirem sentar sozinhos. Nunca foram de chorar no banho, chegaram a dormir durante o banho.
Se ficar alguma dúvida, fiquem à vontade de perguntar karin@mamaeecia.com.br, vou ter o maior prazer de esclarecer seus questionamentos.
Experimentem e depois compartilhem como foi o banho no bebê de vocês!
Anúncio
Beijos

Sou uma mulher que acredita em Deus desde criança. Sempre sonhei em casar e ter filhos. Sou esposa e mãe, apaixonada por leitura e culinária. Founder do Mamãe & Cia.
Anúncio