skip to Main Content
Receba dicas e conteúdos sobre gravidez, maternidade e criação de filhos. Compartilhando aprendemos mais

Aladim: O que um ladrão pode ensinar para as crianças?

Aladim: O Que Um Ladrão Pode Ensinar Para As Crianças?

A história de Aladim talvez você lembre dos desenhos animados. A Disney lançou o longa-metragem contando a história desse personagem que na minha época virou até jogo de videogame. Fui ao cinema com a Catarina no domingo para conferirmos a novidade em um típico programa de mãe e filha.

Receba dicas e conteúdos sobre gravidez, maternidade e criação de filhos. Compartilhando aprendemos mais

Muitas pessoas me perguntam como é levar uma criança de quatro anos assistir um filme que tem duração de duas horas. Para falar a verdade, o primeiro filme da Catarina foi com dois anos e meio e ela gosta bastante de assistir. Ela é daquela que senta, coloca a comida no colo e fica prestando atenção à cada detalhe. Fica emocionada e também sente medo dependendo da cena, pula para meu colo para ganhar aconchego, mas logo volta a sua poltrona. Ela é minha parceirinha.

Aladim é um filme bem musical e conta a história de um jovem órfão que é muito humilde. A princesa disfarçada penetra nas ruas de sua cidade, se surpreende com a realidade de fome que muitos passam, ao ajudar duas crianças é tida como ladra. O Aladim a salva e a rouba, ficando com seu bracelete. Ao invadir o castelo para devolver o que pertencia a ela – sem saber sua real identidade – é capturado pelo feiticeiro Jafar.

O feiticeiro obriga o jovem rapaz a entrar em uma caverna mágica, cheia de tesouros que não deveriam ser tocados, e trazer a lâmpada para ele. Resumindo: dá tudo MUITO errado! Para saber como tudo acaba, vocês vão ter que assistir, rs!

5 Ensinamentos do filme Aladim para as crianças

  1. É feio roubar

Essa foi uma das primeiras percepções da Catarina: “Mãe é errado roubar, né?”. Às vezes podemos ficar meio assim de mostrar coisas que não são certas para nossos filhos com receio de que sejam influenciados para as coisas negativas, quando na verdade são oportunidade para vermos que estamos ensinando as coisas corretas para eles e o melhor, que eles estão aprendendo a terem valores morais corretos. Sim, é feio roubar!

  1. A mentira tem perna curta

Outra situação, que durante o filme fica bem claro, é sobre a mentira. Tanto Aladim quanto o feiticeiro falam mentiras. Uma frase do gênio que me chamou a atenção foi: O que a mentira traz, a mentira leva embora Nenhum amor se sustenta sobre a mentira. Nenhum relacionamento baseado na mentira haverá confiança suficiente.

  1. Acredite no seu potencial

Há um potencial escondido dentro de cada ser humano, seja homem ou mulher, criança ou adulto, todos temos algo a contribuir com o próximo, com a sociedade e com o mundo. Acreditar no potencial é além de explorar as possibilidades já conhecidas, é invadir o desconhecido para trazer à tona o que há dentro de você. Aquelas coisas que aprendemos, mas deixamos quietinhas ou para depois, “quem sabe um dia…”.

Você mãe, não morra dentro de casa! Há muito que você pode fazer dentro de casa, ensinando seu filho, desenvolvendo novas habilidade artísticas. Você tem um potencial incrível e se você é uma mulher que tem o privilégio de estar em casa com as crianças, não se cale. Ensine o que é certo, mostre pelo exemplo e mesmo quando a paciência se esgotar, ensine seus filhos a lidarem com isso.


  1. Seja compassivo

Demonstrar compaixão ao próximo é um dos mais incríveis legados que os pais podem deixar aos seus filhos. Dividir o alimento, doar roupas, sapatos, brinquedos e livros. Comprar uma comida para uma pessoa carente na rua, ou até mesmo oferecer um dos seus cobertores para ele.

Há tanto para se fazer em prol do mundo! Os pobres sempre existirão, foi o que disse Jesus e quando ofereceremos um alimento para eles, é como se estivéssemos ofertando ao próprio Jesus.

Ensine seus filhos a se preocuparem com o bem-estar do próximo, quando eles perceberem o semblante de um amigo triste, que ofereçam um abraço ou uma palavra amiga. Prepare um lanche diferente que possibilite que seu filho também compartilhe com os colegas. Ensine-os a serem caridosos.

 

  1. Seja fiel

A vida nos coloca em diversas situações, há aquelas que nitidamente podemos ganhar se quebrarmos uma promessa feita a alguém. Será que a vitória, terá o mesmo sabor? Aladim, de forma comovente, toca no ponto da fidelidade e lealdade aos amigos. Ensina as crianças a terem o caráter ao cumprir sua promessa. Mostra que quando somos fiéis e leais nos aproximamos pessoas e ganhamos a eterna gratidão.

 

Ahhh… a parte mais engraçada, foi depois do filme quando saímos do shopping e a Catarina soltou: “Aladim é bonitão!” … Crianças, rs!!!

Back To Top