skip to Main Content
Receba dicas e conteúdos sobre gravidez, maternidade e criação de filhos. Compartilhando aprendemos mais

A menina do dia – Resenha de livro

A Menina Do Dia – Resenha De Livro

Aqui em casa costumamos incentivar às crianças a fortalecerem seus hábitos de leitura. Para quem me acompanha no Instagram sabe que estive na Bienal do Livro no Rio de Janeiro/RJ, um pouco antes de acontecer aquele borburinho todo. Foi nesse evento literário que o livro “A menina do dia”, publicado pela Editora Estrela Cultural me chamou a atenção.

Receba dicas e conteúdos sobre gravidez, maternidade e criação de filhos. Compartilhando aprendemos mais

Na capa, uma adolescente de costas que esboça sua independência ou seria arrogância? Ao ler a sinopse, descobri que Íris é seu nome e que ela, apesar de ser aparentemente comum, tem dúvidas sobre o mundo e suas emoções.

 

Sinopse do livro A Menina do dia:

A menina do dia, apresenta aos jovens leitores a história de Íris, uma adolescente que não consegue dormir. Até que, no meio de uma noite, surge em sua casa um estranho visitante: um ancião sem rosto chamado Bonsenhor. Juntos, eles embarcarão em uma viagem cheia de surpresas e emboscadas, percorrendo o mundo de inquietações da jovem Íris. Muitos personagens participam dessa jornada, fazendo aflorar ainda mais suas dúvidas sobre a lógica do mundo e suas mais profundas emoções. A menina certamente tem muito do que existe dentro de cada jovem leitor.

A menina do dia - Estrela Cultural

Bonsenhor é uma espécie de guardião misterioso para Íris. Eles passeiam, riem, brincam e contam coisas engraçadas um para o outro na intenção de fazer o outro se divertir. Apesar desses momentos de descontração há momentos que são intercalados com o silêncio e de simples admiração pelos lugares e sons da natureza de onde passam.

Em um determinado ponto da viagem, eles encontram Américo, um cigano que possui uma cobra chamada Juventina. Junto com trupe dele, os dois viajantes embarcam numa nova aventura com muita música, magia e bagunça das boas. Íris conhece Eugênia, uma ciganinha que usa um vestido vermelho e que gosta de brincar com uma saguizinha.

 

Você sabe ler a sorte na palma da nossa mão?

— Sorte é uma ciência exata. Resultado da soma da vontade e do fazer”. p. 23

 

No desenrolar da história, o livro fala sobre essa garota e 13 anos que como ela pode lidar com as injustiças da vida. E que há situações que revidas é a pior escolha, também que haverá situações que poderá escolher perdoar ao contrário de carregar uma bagagem tão pesada durante sua vida.

Íris compreendeu que quando se conhece as emoções, elas já não assustam mais. Só conhecemos e compreendemos uma pessoa quando conhecemos suas histórias de vida, experiências, mistérios, segredos e é a somatórias desses acontecimentos que formam uma pessoa, ou que fazem agir daquele modo. 

Nas andanças de Bonsenhor e Íris, há um dia que eles acordam no meio da praça pública de uma cidadezinha, sem saber como isso aconteceu. Eles estão dividindo o papelão com pessoas que tem o céu como um teto permanente. Nesse local, há um casal brigando entre si, apesar de se amarem muito Até Então e Lillibella, estão em conflitos. Ela quer viajar o mundo e conhecer outros lugares, culturas enquanto isso, ele só quer viver no passado, acumulando coisas e mais coisas. 

Achei bem interessante essa analogia quando se trata da adolescência, pois há esse drama internamente. A infância é sinônimo de segurança e apego, enquanto a outra leva para um mundo incerto e de crescimento, porém, sem volta.

No fim da obra, há a despedida de Bonsenhor de sua companheira de viagem. É quando Íris descobre a identidade de seu guardião e compreende porque se sentia segura ao seu lado. Bem como, a adolescente compreende que há alguns desafios em sua vida que somente ela pode enfrentar e criar seus próprios caminhos.

Sem dúvidas, uma bela história sobre as transformações que acontece na cabeça de uma menina, com seus medos, inseguranças para uma adolescente que entendeu seu lugar no mundo e que não se deixará levar pelas circunstâncias.

Parte interna do livro A menina do dia - Editora Estrela Cultural

Ficha técnica da obra:

Título: A menina do dia

Autoria: Renata Bortoleto

Ilustração: Laís de Nuncio

Editora: Estrela Cultural

Páginas: 80

Preço: R$ 49,90

ISBN: 978-85-45559-69-6

Medida do livro: 16 x 23cm

Indicação: A partir dos 12 anos

Temas transversais: identidade, autoconhecimento, amizade.

 

Back To Top