skip to Main Content
5 Lições Para Avós Ensinarem Para Seu Netos

5 lições para avós ensinarem para seu netos

Os avós desempenham muitos papéis quando se trata de seus netos: babás, enfermeiras, cuidadores, companheiros de brincadeiras, amigos e até mesmo pais e professores substitutos são apenas alguns chapéus que eles usam. Sua posição única de confiança permite que eles ajudem a nutrir e moldar a vida de seus netos.

Uma das coisas mais importantes que os avós fazem pelos netos é passar tempo com eles. Durante esse tempo com os avós, as crianças aprendem lições importantes que permanecerão com elas por toda a vida. Embora os avós adorem dar presentes e guloseimas aos netos, o maior presente que eles dão é o tempo que oferecem uma oportunidade maravilhosa de passar valores, crenças e habilidades fundamentais para seus netos.

Sem dúvida, um dos papéis mais importante que os avós assumem é o de professor. Conheça 5 coisas importantes que os avós podem ensinar aos netos durante os momentos especiais que passam juntos.

1. Ensine as crianças a amarem ler

Uma das coisas mais gratificantes que os avós podem fazer com seus netos é ler para eles. A leitura para crianças pequenas melhora suas habilidades cognitivas e de linguagem e melhora a compreensão de leitura. Mesmo antes de as crianças aprenderem a falar, elas gostam de se sentar no colo da avó para ver os livros ilustrados. Use este tempo especial para ensinar palavras, cores, letras e objetos e contar histórias sobre as imagens. Todas são maneiras de ensinar as crianças a amar livros e também a leitura.

Dar livros a crianças que sejam interessantes e divertidos de ler também é uma maneira de incentivá-los. Os avós podem levar as crianças à biblioteca para o tempo da história ou ajudá-las a escolher seus próprios livros.

2. Ensine às crianças uma habilidade.

Você tricota, faz crochê, jardinagem ou faz o patchwork? Os netos vão adorar fazer essas atividades com você enquanto você compartilha algo que ama com eles.

É uma oportunidade para ensinar as crianças a valorizar as coisas que criamos com nossas próprias mãos e transmitir amor através do projeto manual realizado.

Os vovôs podem compartilhar seus conhecimentos sobre madeira, mecânica e esportes, ensinando o básico para seus netos e netas. Os netos que fazem sua primeira casa de passarinho ou netas que aprendem a trocar o óleo em seu primeiro carro sempre se lembram de onde aprenderam como fazê-lo.

3. Ensine as crianças sobre a família

Os netos vão adorar ouvir histórias sobre seus pais como crianças pequenas ou sobre a vida de seus avós nos “velhos tempos”. Até mesmo crianças muito jovens gostam de ver álbuns de fotos antigas de família, e este é um ótimo momento para contar-lhes um pouco da história da família.

Receba dicas e conteúdos sobre gravidez, maternidade e criação de filhos. Compartilhando aprendemos mais

4. Ensine às crianças boas maneiras

Enquanto os pais são os primeiros a ensinar as maneiras dos filhos, os avós podem reforçar o básico e compartilhar alguns dos pontos de etiqueta com seus netos através de atividades divertidas.

Os avós podem ajudar as crianças a escrever notas de agradecimento, ensiná-las a compartilhar, ensiná-las que é bom deixar o celular longe quando estão na mesa de jantar. Quando os netos passam a noite na casa da vovó, é uma boa oportunidade para ensiná-los a ser um bom hóspede, respeitar a propriedade dos outros e limpar-se. De alguma forma, as crianças acham limpar a mesa ou deixar suas camas organizada menos indolores quando a avó lhes pede que ajudem do que em casa.

5. Ensine às crianças bons valores

Os avós costumam passar muito tempo com seus netos e podem ter uma profunda influência nos valores de seus netos. Eles podem ajudar a ensinar aos seus netos respeito uns pelos outros e por outras pessoas, escutando e respondendo a eles respeitosamente.

Eles podem ensinar seus netos a dizer a verdade e agir com honra, ser gentis com outras pessoas e com os animais. Por suas palavras e ações, os avós ensinam aos seus netos tolerância e empatia por pessoas que são diferentes de si mesmas.

O tempo voa … Ensina aos seus netos algo hoje

Os anos que você pode desfrutar ao lado dos seus netos enquanto eles são jovens é extremamente precioso e fugaz. Aproveite ao máximo esse tempo precioso ensinando seus netos sobre as coisas que você ama, as coisas que ama fazer, sobre os valores e sobre as famílias.

Por que não ensinar ao seu neto algo especial na próxima vez que passar algum tempo juntos?

Mãe do Cauê e da Catarina, esposa do Diogo Petermann. Casada há 11 anos. Apaixonada por brigadeiro de panela, pipoca e Grey’s Anatomy!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top