skip to Main Content

5 dicas para entreter as crianças longe dos aparelhos eletrônicos

Crianças Longe De Aparelhos Eletrônicos

Em tempos de quarentena e crianças em casa, diversos pais têm sentido mais dificuldade em conseguir desconectar os pequenos dos aparelhos eletrônicos. E, convenhamos, convencer as crianças a saírem do universo tecnológico não é tarefa fácil para muitos.

Receba dicas e conteúdos sobre gravidez, maternidade e criação de filhos. Compartilhando aprendemos mais

Pensando nisso, a especialista em educação Janaína Spolidorio separou 5 dicas para fugir do tédio de forma mais lúdica e ativa, deixando de lado os celulares, tablets, TVs e computadores.

Confira as 5 dicas para manter as crianças longe dos aparelhos eletrônicos

  1. Explore a ludicidade: use um ambiente da casa para criar uma brincadeira lúdica com a criança, explorando sua criatividade. Brinque que estão em uma estação espacial, que fazem parte de um show de dança, um desfile de moda, uma floresta cheinha de dinossauros. Este tipo de atividade pode ajudar, inclusive, para estreitar laços familiares.

 

  1. Dramatize uma história: a leitura é importante para a criança. Ela amplia horizontes, cultiva a curiosidade, melhora a interpretação e deve fazer parte de uma rotina. É um momento que pode ser propício para ficar longe dos aparelhos eletrônicos. Depois de ler faça um teatrinho com a criança, dramatizando a história, cada um faz um personagem e se diverte encenando a história!

 

  1. Mini chef de cozinha: a arte de cozinhar pode atrair os pequenos e eles podem aprender bastante com ela! Que tal fazer uma receita bem gostosa com a colaboração da criança? Além de ser uma atividade colaborativa, ainda é educativa, porque a criança aprende a dosar quantidades, ler receitas, seguir instruções, observar processos. Além disso, cozinhar pode ser muito divertido em família e até se tornar um momento rotineiro.

 

  1. Imite animais: crianças adoram animais! Aproveite a temática e brinque de imitar animais. Você fala o nome de um animal e ela tem que imitar. Uma opção é varias nos movimentos do animal. Você pode, por exemplo, pedir um elefante bebendo água ou um elefante correndo.

 

  1. Brincadeiras de papel: para os adultos parecem óbvias, mas muitas vezes as crianças nem conhecem algumas brincadeiras que são feitas no papel, como o jogo da forca, o jogo da velha, o stop e principalmente a batalha naval. Proponha um momento diferente para brincar, trazendo brincadeiras de sua infância, sejam elas de papel ou até outros tipos de brincadeiras. Você pode se surpreender com o interesse da criança!

Gostou dessas dicas? Nos acompanhe em nossas redes sociais

Back To Top