skip to Main Content
16 Itens Indispensáveis Para O Enxoval Do Bebê

16 itens indispensáveis para o enxoval do bebê

São muitas coisas para comprar e preparar para receber bem o seu bebê. Porém, você não deve se assustar por ter que cumprir a enorme lista que, provavelmente, recebeu na maternidade ao visitá-la antes de o bebê nascer. A lista de enxoval é considerada padrão e pode ser acessada online ou mesmo solicitada na maternidade, incluem alguns itens indispensáveis e alguns que você não vai realmente precisar.

Saiba aqui o que você pode anotar para montar a sua própria lista e não correr o risco de ter excesso ou falta:

Conheça os 16 itens indispensáveis para o bebê:

  1. Bodys

Bodys de mangas curtas e longas, sendo 6 de mangas longas para o caso de o bebê nascer no inverno e 6 de mangas curtas para o bebê que nascer na estação quente. Os bodys são mais usados por oferecer praticidade e não “empelotar” por dentro dos macacões, caso use junto. Você vai perceber a praticidade dessa peça de roupa e porque esses itens são indispensáveis. Muitas vezes deixei as crianças só de bodyzinho em casa, no calor. Além do que, eles ajudam a manter a fralda no lugar dela! #ficadica

  1. Calças/culotes

As calças de malhas são essenciais e você pode comprar tanto com ou sem pé. Indicamos você optar pelas sem pé, pois podem ser usadas por mais tempo. Em relação a quantidade, é bom você ter 6 peças.

  1. Macacão

São usados tanto com bodys e culotes por baixo quanto sozinhos, então, tenha 8 e aguarde os presentes. Lembre-se de que o tamanho RN será pouco usado e muitos bebês já nascem usando o tamanho P.

  1. Meias

Se o bebê vai nascer no inverno, indicamos comprar 8 pares de meia, mas se for no verão, 5 pares supre as necessidades.

  1. Casacos

Tenha 2, já que é um item que muitas mamães não chegam a usar, a menos que o bebê nasça no inverno. Nesse caso, o ideal é ter 3 peças.

  1. Toalhas

De preferência, compre com capaz e aquelas que vêm com uma fralda de pano por dentro, as famosas toalhas-fralda. São mais macias para quem acabou de nascer.

  1. Fraldas de tecido

É importante ter os famosos “toalhinhas de boca” e também as fraldas grandes para cobrir o braço ao pegar o bebê ou cobrir o pequeno ao sair de casa. No caso do fraldão, indicamos que se tenha ao menos 2 e você pode decorar como desejar. Já as fraldas menores, usadas para limpar regurgitações ou babas, você vai precisar de, no mínimo, 5. Mas se o bebê tiver refluxo, você vai precisar adquirir pelo menos 10 peças.

  1. Banheira

É necessário e você pode optar por uma pequena no começo e comprar uma maior assim que o bebê crescer.

  1. Babadores

Babadores são itens indispensáveis também, provavelmente você vai começar a utilizar por volta dos quatro meses, quando a gengiva do bebê começa a ficar mais grossa por conta do nascimento dos dentes. E além disso, serão muito utilizados depois com a introdução alimentar complementar.

  1. Fraldas descartáveis

O tamanho RN você vai usar no bebê poucas ou nem usar, dependendo do tamanho que ele nascerá. Então, foque no tamanho P, mas sem exagero, já que a maioria dos bebês passa muito rápido para as fraldas de tamanho M, que são mais utilizadas. Em relação às marcas, não compre de uma só marca, já que o bebê pode apresentar alergia, independente de qual marca for.

  1. Kit higiene

O kit higiene vem com um pote para colocar algodão, outro para cotonetes e um para colocar água para higiene do pequeno, bem como também uma garrafa térmica. Então, não vamos colocar como item importante para comprar, já que você pode montar o seu próprio kit, inclusive, usar uma garrafa térmica que já tenha em casa, pois vai usar muito pouco esse item.

Receba dicas e conteúdos sobre gravidez, maternidade e criação de filhos. Compartilhando aprendemos mais
  1. Itens para higiene

São eles: sabonete neutro, algodão, tesourinha para cortar as unhas, lenço umedecido próprio para recém-nascidos, escova e pente e pomada contra assadura (recomendada pelo pediatra).

  1. Bebê-conforto

Importante para levar o seu bebê no carro, além de obrigatório. Muitas mamães e papais utilizam esse item também dentro de casa.

  1. Protetor para o berço

Indicado para o berço de bebês até que eles comecem a rolar, a partir disso, é importante retirar para não coloca-los em risco de sufocamento.

  1. Lençol para o berço

Diferente do lençol da cama para adultos e crianças, para o berço você vai precisar de apenas 2 jogos.

  1. Mantas

O bebê vai nascer no inverno? Então, considere comprar mais de uma, além de um edredom.

Outros itens

Alguns itens que são ou que podem ser úteis, depende muito da sua realidade

  • Escova para mamadeiras: 1.
  • Touca: 2.
  • Aspirador nasal: com indicação do pediatra.
  • Babá Eletrônica.
  • Óleo: para massagear o corpo do bebê.
  • Protetor para os seios: tenha uma caixa e, se precisar, adquira mais com o tempo.
  • Trocador: atente-se se ele é macio e ao comprimento e largura.
  • Esterilizador: pode usar água fervente.
  • Mosqueteiro: tenha um também para o carrinho de passeio.

Itens desnecessários

Você pode até comprar porque gosta, mas não são necessários:

  • Saída de maternidade.
  • Cueiro.
  • Conjunto de pagão.
  • Sapatos.
  • Luvas.
  • Termômetro de banho.
  • Loção/colônia.
  • Espuma para banheira.
  • Fita crepe.
  • Almofada para barriga e para amamentar.
  • Moisés.

E não se esqueça que todo o tipo de medicamento, inclusive para cólica, deve ser recomendado pelo pediatra. O ideal é você escolher o profissional que vai atender o seu bebê antes do nascimento, caso tenha um plano de saúde com obstetrícia. Porém, se não tiver, não deixe de seguir apenas as recomendações do pediatra em caso de qualquer tipo de medicação, incluindo pomadas contra assaduras, como já mencionado acima.

Então, gostou da nossa lista de itens indispensáveis de maternidade que vale a pena comprar? Conhece outros? Não concorda com alguns? Comente!

Escrito por Andreia Silveira, colaboradora do site PlanodeSaude.net.

Mãe do Cauê e da Catarina, esposa do Diogo Petermann. Casada há 11 anos. Apaixonada por brigadeiro de panela, pipoca e Grey’s Anatomy!

This Post Has 2 Comments
    1. Que bom que gostou Bianca! E realmente é possível utilizar para a lista do chá de bebê e se faltar alguma coisa, está mais fácil de identificar para poder comprar né! 😀

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top