skip to Main Content
Receba dicas e conteúdos sobre gravidez, maternidade e criação de filhos. Compartilhando aprendemos mais

A escovação dos dentes do bebê – Quando começar?

A Escovação Dos Dentes Do Bebê – Quando Começar?

Veja as principais questões dos primeiros  momentos de escovação dos dentes do bebê

Receba dicas e conteúdos sobre gravidez, maternidade e criação de filhos. Compartilhando aprendemos mais

Para as mamães e papais de primeira viagem, quando o bebê nasce, uma série de dúvida nasce também. Muitas vezes, coisas que são distantes do nosso imaginário, que quando nos deparamos com a situação, entramos em crise.

Ainda mais quando o assunto é a primeira vez. A primeira ida ao cabeleireiro, o primeiro dentinho e muito mais. Aproximadamente com 6 meses, os dentes começam a nascer. Diante disso, é preciso iniciar os cuidados e realizá-los da melhor forma. Assim, você corta a possibilidade de problemas no futuro. A própria mamadeira pode acabar gerando cáries nos pequenos, e é claro que, nenhum dos pais quer isso, não é mesmo?!

Contudo, já pensando nisso, alguns ficam em dúvida sobre como iniciar e o que fazer. Por isso, resolvemos trazer todas as informações que são necessárias nessa grande questão. Dá uma olhada:

Quando começar a escovação dos dentes do bebê?

 A partir do momento que os dentes começam a nascer, é imprescindível que a escovação já comece. Contudo, é importante que os pais utilizam escovas que são próprias para a idade do bebê. Por exemplo, se o bebê ainda não completou um ano, é uma escova para menores de um que você deve comprar.

 

Como fazer uma escovação correta?

 Tudo se resumirá na delicadeza  dos pais no momento de escovar. Pense que o bebê é frágil, logo, você deve ir dando pequenas voltas circulares em cada dente. Também não se esqueça de escovas na frente e atrás. Tudo de forma muito delicada.

Por mais que o bebê ou a criança queira ter uma autonomia no processo, não é indicado que você os deixe fazer sozinho. Com exceção de crianças maiores de 2 anos, que estão no processo de aprendizado dos afazeres do cotidiano, como escovar o dente e usar a privada.

Alguns pais se sentem responsáveis por essa limpeza, e na verdade, são. Contudo, isso não quer dizer que seja necessário fazer a escovação depois de cada refeição. Isso pode acabar fragilizando os dentes do bebê e também pode trazer problemas dentários.

Tente escovar os dentes dos pequenos três vezes ao dia, depois das refeições principais (café da manhã, almoço e jantar). Não há necessidade nos momentos de lanche. Procure escovar por aproximadamente 2 minutos, fazendo movimentos circulares em cada dente. 

Quais os produtos indicados para higiene bucal do bebê?

 Outra dúvida que alguns pais acabam tendo é quanto os produtos que deve escolher para a escovação. Como falávamos, a escova de dente deve ir de acordo com a idade do bebê. Nossa dica é que você escolha a escova de algum personagem que o bebê goste, isso fará com que o momento seja mais leve e agrada melhor a criança.

Além disso, ao ver o produto de um desenho cria uma associação na cabeça de que o momento de escovar os dentes é uma coisa boa , ligando a sentimentos de felicidade.

Quanto a pasta de dente, a escolha é livre. Contudo, a de sabores mais leves, como morango ou uva, que também são de personagens, criam a atmosfera de brincadeiras.

 Primeira vez no dentista?

 Com 6 ou 7 meses de idade, é a hora da primeira consulta do bebê. Mesmo que os dentinhos ainda não tenham aparecidos, é uma ótima ideia levar, para que o dentista possa avaliar como está indo a arcada dentária do pequeno.

Alguns pais acham não é correto levar enquanto os dente não nascerem, contudo, estão errados. Se você não se sente confortável em um primeiro momento, você pode procurar por um consultório odontológico portátil, onde será possível avaliar o bebê sem fazer um grande esforço e o melhor, no conforto de sua casa.

Back To Top