skip to Main Content
Diabetes Gestacional – Quais Os Riscos Para Mãe E Bebê?

Diabetes Gestacional – Quais os riscos para mãe e bebê?

A diabetes mellitus gestacional (DMG), mais comumente chamada de diabetes gestacional, é a intolerância aos carboidratos diagnosticada pela primeira vez durante a gestação e que pode ou não persistir após o parto.

É o problema metabólico mais comum na gestação e tem prevalência entre 3% e 25% das gestações, dependendo do grupo étnico, da população e do critério diagnóstico utilizado. Muitas vezes representa o aparecimento do diabetes mellitus tipo 2 (DM2) durante a gravidez.

É importante salientar que DMG é a forma de diabetes que se inicia e termina em uma gestação de mulheres sem diagnóstico prévio de diabetes. Em entrevista a médica endocrinologista e presidente da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM-PR), Dra. Silmara Leite, esclarece mais sobre diabetes durante a gravidez:

Saiba mais sobre diabetes gestacional e os riscos para a mãe e para o bebê

Quais são os fatores de risco para que a gestante desenvolva diabete durante a gravidez?

Os fatores de risco são obesidade, Idade maior do que 35 anos, hipertensão, história familiar de primeiro grau de diabetes, ganho de peso excessivo durante a gravidez.

Como é feito o diagnóstico?

A diabetes gestacional (DMG) é detectada por meio de um exame de sangue que é realizado pela gestante por volta da 24ª semana. A glicemia de jejum >92 mg/dL ou GL>140 2h após a ingestão de 75g de glicose no teste oral de tolerância à glicose.

Há uma probabilidade do médico solicitar novo exame, caso ele perceba que há risco de desenvolver diabetes gestacional durante a gravidez como forma de acompanhamento da gestante.

Qual o tratamento mais adequado?

O tratamento mais adequado é a dieta com restrições de carboidratos processados (farinhas brancas, açúcar, etc). Mas o aumento de fibras nas refeições para reduzir o índice glicêmico. Por isso é tão importante ter o acompanhamento nutricional de uma profissional nessa área durante a gravidez.

Receba dicas e conteúdos sobre gravidez, maternidade e criação de filhos. Compartilhando aprendemos mais

Quais são os riscos para a futura mamãe?

Os riscos para a mãe são parto prematuro e eclâmpsia.

Quais os risco que a diabetes gestacional pode causar para o bebê?

A diabetes gestacional é uma doença de alto risco para o bebê, aumentando o índice de obesidade e redução do coeficiente de inteligência.

É possível prevenir a diabetes gestacional?

Sim, desde o planejamento da gestação a mulher deve estar fazendo um plano alimentar saudável e prevenir a obesidade pré e durante a gestação.

 

Compartilha se você teve algum problema na gestação e como foi superá-lo. Deixe seu comentário abaixo, ele é muito importante para mim!

Mãe do Cauê e da Catarina, esposa do Diogo Petermann. Casada há 11 anos. Apaixonada por brigadeiro de panela, pipoca e Grey’s Anatomy!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top