Você não tem como dar colo demais para os filhos

Essas são boas notícias para todos que ouvem ou já ouviram que dar colo demais pois “estragar” o bebê, porque vai deixar ele mimado demais. De acordo com um novo estudo, comprovou que você nunca poderá abraçar demais o seu recém-nascido.

E, de fato, o toque é crucial para o desenvolvimento de um bebê e, na verdade, tem vários  benefícios quando se trata de desenvolvimento cerebral.

O estudo sobre a importância de dar colo

Os pesquisadores do Nationwide Children’s Hospital, em Ohio, observaram 125 crianças prematuras e a termo para ver como respondem ao toque suave e o que descobriram: os bebês prematuros eram mais propensos a ter uma resposta reduzida ao toque do que os bebês a termo. E os bebês prematuros que tiveram mais exposição a procedimentos médicos dolorosos também tem maior tendência de ter a resposta reduzida ao toque.

Mas em contrapartida, os bebês prematuros que tiveram uma maior quantidade de toque gentil de seus pais e/ou cuidadores nas Unidades Intensivas de Tratamento (UTI’s) realmente responderam mais fortemente ao toque gentil do que os bebês prematuros que não foram tocados ou acariciados com tanta frequência.

Então mãe, todas as horas que você passou balançando e/ou acariciando o seu bebê recém-nascido ao lado da incubadora não foi em vão!

O que, de acordo com a pesquisadora principal, Dr. Nathalie Maitre, é prova de que um toque suave e de apoio pode realmente ajudar o desenvolvimento do cérebro.

Certificar-se de que os bebês prematuros recebam um toque de apoio, como o contato pele a pele, é essencial para ajudar seus cérebros a responderem. A ideia é simular algo parecido que eles tinham enquanto estavam na barriga da mãe, sendo acariciados pelos órgãos e também pela mão da mãe ou do pai na barriga.

Quando os pais não conseguem fazer isso, o hospital pode indicar um terapeuta ocupacional para fornecer essa experiência para o bebê

Instinto de mãe é dar colo para o filho

mãe pode dar colo para o bebÊ

Acredite no seu instinto de mãe, não abra mão de dar colo para seu filho porque os outros acreditam que você vai deixar ele mimado demais. Ele até poderá te deixar cansada muitas vezes. Outras horas, você pode até se arrepender, porque ele vai querer ficar MUITO com você.

Entretanto, vá em frente e abra seus braços para seu bebê, deixe ele se aconchegar no seu coração. Porque o seu toque importa, sim! Não importa o que sua vizinha irritante diga, acredite que você está dando o melhor que você pode: AMOR!

Mãe do Cauê e da Catarina, esposa do Diogo Petermann. Casada há 11 anos. Apaixonada por brigadeiro de panela, pipoca e Grey’s Anatomy!

2 thoughts on “Você não tem como dar colo demais para os filhos

  1. Camila says:

    Certo que o toque é importante!!!! É algo animal… Instintivo como diz o post…. E são momentos super prazerosos e para a eternidade!

    • Karin Petermann says:

      Oi Camila,

      Obrigada por passear aqui pelo blog… seja sempre bem vinda aqui!

      Verdade, o toque é algo para eternidade realmente… prazerosos para nós e para nossos filhos! S2

      Beijos
      Karin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *