skip to Main Content
Receba dicas e conteúdos sobre gravidez, maternidade e criação de filhos. Compartilhando aprendemos mais

Marcos de desenvolvimento – Cada criança é singular e não via de regra

Marcos De Desenvolvimento – Cada Criança é Singular E Não Via De Regra

Vocês já repararam que existe uma ansiedade intrínseca no ser humano? Quando nos casamos perguntam quando vem os filhos, depois quando eles vão começar a comer, a caminhar a ir para a escola, ler e escrever. As pessoas se importam muito com os marcos de desenvolvimento das crianças e esquecem que cada ser é individual e tem o seu próprio tempo.

Receba dicas e conteúdos sobre gravidez, maternidade e criação de filhos. Compartilhando aprendemos mais

Comparar nossos seus filhos com o dos outros é natural. Mas não pode ser via de regra.

 

O que são marcos de desenvolvimento?

 

Os marcos de desenvolvimento são novas habilidades que as crianças desenvolvem a medida que amadurecem. Sabe aquelas indicações que vem na carteirinha da criança: aos 3 meses os bebês devem conseguir rolar, sentar-se aos 6 meses, caminhar ao 1 ano, treinar ir ao banheiro aos 2 anos, montar um triciclo aos 3 anos e obter sua carteira de motorista aos 18 anos. Certo?

Errado. Bem, talvez a carteira de motorista seja correta, mas mesmo assim não é via de regra, depende de cada família nesse caso. Contudo os demais marcos de desenvolvimentos não são tão previsível quanto os gráficos que temos acesso.

 

Por que não comparar os marcos de desenvolvimento de uma criança?

 

O desenvolvimento da criança é um contínuo, uma rampa suave ou inclinação, e não uma série de passos discretos em uma escada. Embora haja as diferenças entre 6 meses e 6 anos de idade sejam muito dramáticas, as diferenças entre um filho de 6 meses e uma de 8 meses são muito menores. Algumas crianças caminham aos 9 meses, outras às 15 meses ou mais tarde.

Qualquer um que já tenha olhado a letra fina em um jogo de tabuleiro (esses que vem em caixas e não os disponíveis em dispositivos digitais) sabe disso, só porque um quebra-cabeça diz recomendado para crianças de 3 a 5 anos e o Monopoly é recomendado para crianças 8 anos e mais, não significa que os garotos de 3 anos não gostaria de brincar de quebra-cabeça e até mesmo resolver ou de 7 anos de idade não vencerão no Monopoly. Até porque o desenvolvimento de jogos de tabuleiro acontece de forma contínua.

 

A imprevisibilidade da infância

 

Uma das grandes maravilhas da infância é a sua imprevisibilidade. As crianças vão te surpreender e surpreender seus pediatras, com seu único progresso através dos marcos de desenvolvimento.

Seu filho de 3 anos não está atrasado ou anormal apenas porque ele não mostrou o menor interesse em um triciclo (nem é talentoso demais apenas porque ela montava um triciclo aos 2 anos e 8 meses).

Claro, se você tem preocupações sobre o progresso do desenvolvimento da sua criança, fale com seu médico, mas não se preocupe com o cronograma de cada marco. As crianças têm uma maneira de encontrar seu próprio ritmo.

Gostou de saber mais sobre marcos de desenvolvimento? Compartilha nas suas redes sociais e ajude a tranquilizar uma mãe 😀

Back To Top