OUTUBRO ROSA

 

No primeiro dia do mês de outubro inicia a campanha de conscientização e prevenção do câncer de mama. Acredito que só a palavra câncer já assusta muitas mulheres. Assim como eu, acredito que ninguém espera ser detectado com a doença, que Deus nos dê muita saúde e que nunca precisemos enfrentar isso.

Entretanto, a doença está entre as principais doenças que matam as mulheres no mundo! No M-U-N-D-O!!! Incrível não é mesmo. Sendo que se fosse detectado previamente, a cura contra ele seria muito mais fácil de conseguir e evitar tanta dor.

Fui pesquisar um pouquinho mais sobre o assunto e achei algumas coisas que podem ser considerados agravantes para o desenvolvimento do câncer de mama.

  • Idade acima de 50 anos
  • História própria ou familiar de câncer de mama
  • Não ter filhos
  • Exposição significativa a raio X
  • Primeira menstruação cedo
  • Menopausa tardia
  • Classe socioeconômica alta
  • Primeira gestação após os 30 anos
  • Dieta rica em gorduras

Fonte: Prevenção de Câncer

 

Sempre ouvi que prevenir é o melhor remédio, concordam? Algumas coisas da lista acima, são coisas que podemos evitar e outras não. Fator que mostra a importância de nós fazermos o autoexame e estarmos com o preventivo em dia. A melhor pessoa para acompanhar é a médica ginecologista que cuida de você desde sempre. Se ainda não achou uma que gostou, continue procurando até encontrar uma bem legal e que os santos de vocês se batam.

Mais importante que qualquer coisa, é que nós espalhemos isso entre nossas amigas e familiares. Chega de tabu. Muitas mulheres morrem porque não tem coragem de conversar sobre isso. Então que sejamos as primeiras corajosas a quebrarem esse gelo até que isso seja tão normal quanto falar de novela.

É questão de vida. Não se deveria ter vergonha de falar de um assunto tão importante. Ninguém está dizendo para você mostrar na rua seu peito… hahaha… Mas você sozinha, dentro de quatro paredes, autoconhecimento primeiro. Depois a médica.

Se caso alguma coisa não estiver certa é melhor que se descubra logo. Se houver desconfiança de algum nódulo, o médico vai solicitar um exame de mamografia ou um ultrassografia. A mamografia normalmente é fácil de conseguir pelo SUS, entretanto, a ultrasson a lista de espera costuma ser grande. Mas parece que é um exame que consegue identificar melhor o que se trata.

Claro que dá medo, é normal sentir medo. Principalmente quando não se sabe sobre o assunto. Hoje existem diversas Redes Femininas espalhadas pelo país que auxiliam, incentivam e ajudam a elevar a auto-estima de muita mulher.

Em homenagem a esse mês tão especial, muitos monumentos e pontos turísticos vão estar sinalizados com a luz rosa. Joinville não vai ser diferente:

outubro_rosa

 

Espero que vocês também sejam sementinhas e ajudem a debater o assunto com a mulherada do seu círculo de influência.

Ótimo mês para nós todas!

 

Beijos

Karin

 

Se você gostou deste post, talvez queira ler mais:

Mãe do Cauê e da Catarina 🙂




Comente

Confira também