skip to Main Content
Receba dicas e conteúdos sobre gravidez, maternidade e criação de filhos. Compartilhando aprendemos mais

Organizar a casa – 5 estratégias que vão ajudar no desafio

Organizar A Casa – 5 Estratégias Que Vão Ajudar No Desafio

Quando você é mãe, estamos travando uma guerra constantemente contra a confusão – e esse é um dos grandes desafios mentais da maternidade. Nós nos tornamos amigos muito próximos do cara que trabalha no caminhão lixo porque organizar a casa é uma das tarefas mais difíceis depois da maternidade!

Com todas as caixas que colocamos para fora de casa, você pensaria que não haveria mais nada em nossas casas. Mas por incrível que parece o material se multiplica mais rápido do que podemos nos livrar dele!

E quanto mais coisas você tiver, menos tempo você tem – porque então há mais lugar para limpar, e mais para guardar ou até mesmo procurar quando algo está perdido. Então faz sentido agilizar tudo o que puder, certo?

Algumas mães pensam dessa forma, para outras, armários servem para esconder as coisas (​​principalmente antes de receber pessoas em minha casa). Não importa qual tipo de dona de casa você é, separei algumas dicas e bem realistas para tornar sua e a minha vida mais organizada.

Mostre para as crianças como elas podem ajudar

Dê a suas crianças instruções específicas: Apenas dizer “Limpar seu quarto” é muito vago para a maioria deles. Eles compreendem e ajudam muito mais fácil quando damos uma ordem específica como: “Pegue todos os blocos e coloque-os na caixa de bloco”.

Mas primeiro é melhor você ter certeza de que haverá espaço suficiente pra todas. Se não, ele vai ficar sem ação quando perceber que não cabe tudo dentro da caixa.

Converse com ele, caso não tenha espaço suficiente para todos os brinquedos dele, que seria bom doar alguns brinquedos, assim você otimiza espaço no quarto também.

Maximize o espaço do armário ao pendurar sapatilhas nas portas. Adicione ganchos para chapéus, cintos, colares, sacolas, roupões e assim por diante.

Crie um mural de atividades

Quando nossos filhos começam na escolinha fazem muitas atividades e gostam de mostrar a todos na casa, além disso, nossa geladeira que o diga, haja imãs para poder sustentar tantas obras de arte, não é mesmo? A ideia é criar um espaço, diferente da geladeira, que eles possam exibir seus trabalhos.

Algumas ideias:

  • Monte um varal com grampos em uma parede perto da cozinha, baixa o suficiente para as crianças pendurarem seus trabalhinhos;
  • Coloque uma placa magnética no quarto das crianças;
  • Uma solução mais dispendiosa: Compre quadros com uma abertura na parte de trás que facilite o deslizamento de artefatos dentro e fora para exibir várias artes;

Não importa qual método você opte para utilizar em sua casa, certifique-se de fazer um intercâmbio com os trabalhinhos deles para não sobrecarregar.

Selecione suas fotos

Deletar uma foto? Oi? Eu sei que isso quase nos mata só de pensar que poderíamos ficar sem aquele sorriso (que está repetido em várias outras fotos). A verdade é que são muitas fotos e muitas em sequência, procure fazer uma boa seleção das fotos.

  • Limpe antes de imprimir – é bem comum tirarmos fotos segurando a câmera, pois não sabemos qual foto ficará melhor, escolhida a campeã – delete as demais! Acredite você não vai querer postar elas e muito menos revelar.
  • Classifique-as nas pastas corretas (mês-ano)
  • Elimine as fotos ruins.
  • Transmita duplicatas para avós, tias e tios. E para seus filhos – eles adoram ter imagens de si mesmos.
  • Se um tiro realmente não tem muito significado para você, delete!
  • Envie as fotos para a nuvem (Google Fotos ou DropBox são excelentes para armazenar e tirar o peso extra do PC)
  • Imprima! O melhor mesmo é ver o album de fotografias, então imprima e coloque em um álbum bacana!

Organizar a casa também envolve desapegar-se

Eu sei que isso também é difícil, e eu não falei que seria fácil! Mas pense em uma porta giratória se uma blusa nova entra, outra tem que sair. Se um brinquedo novo entra, outro tem que ser doado a uma criança, instituição, dá de presente para um amigo e assim por diante.  Você vai perceber que isso é muito bom também!

Receba dicas e conteúdos sobre gravidez, maternidade e criação de filhos. Compartilhando aprendemos mais

Papéis que você consegue ter acesso online também pode ser descartados:

  • Receitas;
  • Formulários do seguro;
  • Cartões de visita;
  • Manual de instrução da geladeira que você já tem há 10 anos!

A sua cozinha também pode ganhar uma faxina. Sabe aqueles utensílios que você não usa faz um tempo? Os potes sem tampa? As tampas sem potes? Panelas ultrapassadas que você acha que pode precisar mas já faz 2 anos que não usa elas? Então, hora perfeita para se desapegar e isso vai facilitar você a organizar a sua casa! Como nos mudamos recentemente, percebi como tinha utensílios que já não usávamos mais e isso ajudou bastante a ajeitar as coisas na cozinha.

Ensine seus filhos que doar faz bem para o coração, ajude-os a selecionar alguns brinquedos e doar para uma família carente. Na próxima vez que eles precisarem fazer isso, será muito mais fácil e com o coraçao alegre.

Não se sinta culpado por livrar-se de presentes que você nunca usou ou não gostou. Entregue-os a alguém que precise deles.

 

Tenha um cantinho para o seu hobbie

Mães costumam esquecer-se de como é bom ter um passatempo para arejar a cabeça, pensar em outra coisa e até mesmo criar algumas coisas. Seja pintura, crochê, tricô ou algum outro tipo de artesanato – Encontre um cantinho para o seu hobbie!

Nas nossas casas sempre temos alguma armário que poderíamos arrumar um pouquinho melhor para liberar espaço para nossos trabalho manuais ou então um espaço que dê para inventar uma bancada de trabalho para que você possa fazer algo que lhe traga prazer.

Com esse plano de fundo espero que as dicas possa trazer uma luz para algumas coisa na sua casa. Eu me mudei recentemente então nos desapegamos de muitas coisas. A melhor parte era ver as crianças pensando que elas poderiam doar alguns brinquedos para outras crianças.

A ideia do post é facilitar um pouquinho mais a sua e a minha vida. Eu sei que nem sempre temos tempo de organizar a casa e colocar tudo no seu devido lugar, então faça o que puder e não se preocupe com o resto.

Todas as mães sabem o que é um desafio manter uma casa arrumada e organizada com crianças correndo por todos os lados. A maioria das suas amigas compreende, e se não o fizerem, então remova-as da sua lista porque não são amigas verdadeiras!

Acredite em uma verdade? depois que seus filhos forem para a faculdade, você terá mais do que tempo suficiente para se dedicar a uma casa imaculada. Enquanto eles estão aqui com você, procure gastar cada minuto com eles. Seus filhos não vão se lembrar de como sua casa era limpa, mas eles vão se lembrar do quanto você brincou com eles.

Back To Top