skip to Main Content

10 contos de fadas modernos para crianças

Os personagens e narrativas dos contos de fadas, além de permanecerem no inconsciente coletivo por várias gerações, podem contribuir com o desenvolvimento das crianças. Não importa se lidas ou assistidas em suas adaptações cinematográficas, as histórias não apenas proporcionam bons momentos em família, mas alimentam a imaginação, a criatividade e a habilidade de raciocínio.

Anúncio
Receba dicas e conteúdos sobre gravidez, maternidade e criação de filhos. Compartilhando aprendemos mais
[newsletter_signup_form id=2]

A responsável pela biblioteca do Colégio Marista Anjo da Guarda, Lylhanara Carlas Fernandes da Cruz, explica que os contos de fadas desempenham um papel especial na infância. “Por meio deles, a criança desenvolve senso crítico em relação ao seu lugar no mundo real e imaginário e se identifica com os personagens das histórias, o que facilita a sua compreensão de questões familiares, emocionais e sociais”.

Rivalidade entre irmãos, luto, medo, insegurança e relação com os pais são alguns exemplos de situações que permeiam a infância e podem ser desmistificados pelos contos de fadas. Isso as ajuda a aprender sobre valores morais e regras sociais.

Anúncio

A inveja da bruxa, a valentia do príncipe e a insegurança da princesa são características que estão presentes em alguma medida em todas as pessoas. As crianças sabem disso e se identificam com elas quando aparecem nas histórias. Assim, elas não apenas são transportadas para cenários de fantasia e magia, mas desenvolvem sua própria compreensão sobre as emoções.

As lições dos contos de fadas

Mesmo que os contos de fadas tenham alguns séculos de idade, muitas de suas mensagens permanecem atemporais. Em A Bela e a Fera e O Patinho Feio, os protagonistas mostram que o valor de alguém não deve ser medido apenas com base em sua beleza. Já em Chapeuzinho Vermelho e João e Maria, a lição é sobre confiança. Afinal, as aparências podem enganar.

Confira 5 adaptações de contos de fadas para assistir em família:

Anúncio
  1. Enrolados (Disney)

Rapunzel tem compridos cabelos mágicos e vive presa no alto de uma torre. Ela sonha em conhecer o mundo lá embaixo e, quando o fora da lei Flynn Rider procura esconderijo em sua torre, eles fazem um acordo que os leva a muitas aventuras.

  1. Peter Pan (Universal Pictures)

Esta adaptação da história do menino que não queria crescer é um clássico para quem foi criança nos anos 2000. Os irmãos Wendy, João e Miguel recebem uma visita de Peter Pan, que os convida para uma viagem à Terra do Nunca. Lá, os dois irmãos mais novos são sequestrados pelo Capitão Gancho e precisam ser resgatados.

  1. Xuxa em O Mistério de Feiurinha (Globo Filmes)

A história de Feiurinha é um conto de fadas contemporâneo escrito pelo autor brasileiro Pedro Bandeira. Na versão para o cinema, as princesas mais conhecidas se juntam para encontrar Feiurinha, que sumiu e corre o risco de desaparecer para sempre se sua história for esquecida.

  1. A Princesa e o Sapo (Disney)

Tiana é uma jovem trabalhadora que sonha em abrir o seu próprio restaurante. Seus planos são interrompidos quando ela conhece o príncipe Naveen, que foi transformado em sapo por um feiticeiro.

  1. Cinderela (Amazon Prime Video)

A história da Cinderela é possivelmente o conto de fadas de princesa que mais teve adaptações para o audiovisual. Na mais recente, a cantora Camila Cabello dá vida a uma princesa empreendedora em uma versão mais moderna e com muita música.

 

E 5 contos de fadas interessantes para ler com as crianças:

1.     Príncipe Cinderelo, de Babette Cole

Todos já conhecem a história de Cinderela. Aqui, a autora conta sobre o Príncipe Cinderelo, que estava sempre limpando, esfregando e cuidando dos seus três irmãos enormes e peludos (que também eram muito fanfarrões). Um sábado à noite, uma fada muito sujinha caiu pela chaminé e prometeu realizar todos os seus desejos.

2.     O Alfaiate Valente, dos Irmãos Grimm

Conta a história de um simples alfaiate que mata sete moscas de uma vez só e borda em seu cinturão a frase “sete de uma vez”. Todos pensam que ele matou sete sujeitos de uma vez só e o levam ao rei. Ele viverá muitas aventuras e contará com a astúcia e com a sorte para enfrentar os perigos.

3.     Chapeuzinho Amarelo, de Chico Buarque

O livro conta a história de uma garotinha amarela de medo. Tinha medo de tudo, até do medo de ter medo. Ao enfrentar o Lobo e passar a curtir a vida como toda criança, Chapeuzinho nos ensina uma valiosa lição sobre coragem e superação.

4.     Doze reis e a moça no labirinto do vento, de Marina Colasanti

O livro reúne treze contos que, embora escritos em uma época marcada pela velocidade e pelo mundo virtual, traz à tona o encantamento dos contos de fada. Os personagens habitam lugares distantes e vivem em outros tempos, porém buscam a liberdade, a justiça, o amor, o sonho e a própria identidade.

5.     O Fantástico Mistério de Feiurinha, de Pedro Bandeira

Anúncio

O livro trata do desaparecimento de uma suposta princesa, chamada Feiurinha, e promove um reencontro entre as principais princesas dos contos de fadas: Cinderela, Branca de Neve, Chapeuzinho Vermelho, A Bela Adormecida, Rapunzel, Bela e Rosaflor Della Moura Torta. Há também espaço para a rivalidade, mas as diferenças acabam quando todas têm o objetivo de resgatar a Princesa Feiurinha.

Anúncio
Back To Top