Os benefícios da prática da yoga na gravidez

A gravidez é um momento único para cada mulher! É um período de  grande transformação na vida da mulher em seu corpo e sua alma . A prática do yoga na gravidez é muito favorável, pois a nova sensibilidade da mãe torna-a receptiva para receber os benefícios desta prática milenar, tanto para ela como também para o bebê que está sendo gerado!

O yoga proporciona a interação corpo/ mente da mãe e do filho, para que todas as coisas aconteçam de forma plena, saudável e feliz .

Benefícios do yoga na gravidez

As técnicas respiratórias, os asanas específicos para cada fase da gestação, o relaxamento, as visualizações e as meditações guiadas ajudam a futura mamãe no desenvolvimento do autoconhecimento, a conexão profunda com seu bebê, e do despertar da consciência deste momento tão especial e mágico na vida!

Os benefícios do yoga na gravidez abrange o campo emocional, espiritual e o equilíbrio físico. Inclusive atuando no sistema endócrino atuando nas glândulas e outros sistemas do corpo. Uma das mudanças no corpo da mulher é em sua coluna vertebral, então, a prática de yoga ajuda a gestante a ter posturas adequadas que fortalecem a coluna e aliviam as dores que possam surgir devido às alterações em seu eixo .

O yoga traz resultados positivos durante toda gestação, reduzindo a ansiedade, o estresse e ainda facilita no processo do parto. Essa prática é uma grande aliada para trabalhar o fortalecimento da  musculatura pélvica que facilita a expulsão do bebê.

As respirações que chamamos de pranayamas, para a hora do trabalho de parto e o entendimento da mulher sobre tudo que acontece em seu corpo, emoções e mente.

A partir de quando a gestante pode praticar yoga?

Para que a gestante usufrua dos benefícios da ioga, é importante a regularidade nas aulas. É aconselhável, no mínimo, duas vezes por semana. Se a grávida já praticava os exercícios antes de engravidar, ela pode continuar praticando desde a descoberta da gestação. Caso contrário, é mais indicado iniciar após o terceiro mês. Não há limite para parar com os exercícios durante a gravidez. É importante que a mãe e o bebê estarem confortáveis com as posições.

Por inúmeros motivos a prática do Yoga é um verdadeiro alento e uma benção para gestante e bebê. Todas as mulheres que almejam uma gravidez, alegre, saudável, tranquila e especial possam descobrir no yoga todos os benefícios que ele lhe oferece!

 

Texto de Simone Sinoti

Currículo: Graduação em Pedagogia e pós graduação em Gestão Educacional e Empresarial. Instrutora de Yoga formada no Curso Livre de Instrutores de Yoga com a prof. Maria Laura G. Packer na Casa de Yoga Shanti OM e Chacarananda Ashram em 2012. Formada como Professor de yoga para gestantes da AROON Núcleo de Yoga Shivalaya em São Paulo em 2013. Curso Intensivo de Yoga e Meditação na India no Swami Dayananda Asharam em Rishikesh , de setembro a outubro de 2013. Formação e aprofundamento em Yoga para gestantes e Doulas em setembro de 2014, no Centro de Yoga Montanha Encantada, Garopaba – SC.

Participação no primeiro Congresso Nacional on-line sobre a Humanização do Parto (CONAHPARTO ) de 1 a 7 dezembro de 2014. Curso de Atualização para professores de Yoga 2015 – A Aplicabilidade terapêutica do Yoga e do Ayurveda com Maria Laura Packer e Adriana Pisseti. No Chacarananda Ashram. Curso livre de Formação em Ayurveda em 2016 na Escola de Ayurveda do diretor Fernando da Rosa de Oliveira, em Joinville SC.

Atualmente atuando especificamente com Mulheres na gestação com o Ayurveda, Yoga na gestação e Yoga mãe e bebê no pós parto. Tribo Inspire

Mãe do Cauê e da Catarina, esposa do Diogo Petermann. Casada há 11 anos. Apaixonada por brigadeiro de panela, pipoca e Grey’s Anatomy!

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