Gravidez no trabalho – 7 dicas de como anunciar

Parabéns – você vai ser mãe! É tão emocionante compartilhar as novidades com seus entes queridos, mas você pode se sentir um pouco mais hesitante em anunciar a gravidez no trabalho. Para algumas futuras mamães, essa conversa pode ser assustadora, especialmente se você começou a trabalhar recentemente na empresa.

Também pode ser confuso decidir quando e como informar o seu empregador. Se você está se preparando para o grande anúncio no trabalho, não há nada de que temer. Existem maneiras de abordar a conversa para manter o processo fácil e livre de estresse para você e seu empregador.

7 dicas para anunciar o sua gravidez no trabalho

Seu chefe prefere ouvir a novidade de você

Nos negócios, a abordagem de primeira pessoa é melhor, especialmente para um anúncio de gravidez. Portanto, uma boa dica é manter novidade sobre a gravidez fora do Facebook até que você possa compartilhá-lo no escritório.

As mídias sociais nos possibilitam estar conectados e interagir com várias pessoas de nossos ambiente de trabalho. Se você ainda não se sentem pronto para falar sobre sua gravidez no trabalho, então é prudente também não divulgar nas suas redes sociais.

Escolha um momento apropriado para dizer ao seu chefe

Um momento ideal é esperar pelo fim do primeiro trimestre, início do segundo pois nas primeiras semanas existe um alto risco de aborto espontâneo. Mas isso nem sempre! Pode ser que você sinta enjoos matinais e então vai ficar mais fácil identificar que você está grávida.

Para contar ao seu chefe as novidades, crie uma reunião casual com ele em um dia tranquilo no trabalho. Se você tem um grande projeto ou revisão de desempenho, você pode preferir dizer ao seu chefe depois, especialmente se você acha que pode haver uma reação negativa ao anúncio da gravidez no trabalho.

Abrace uma hierarquia de anúncio

Ao contar a gravidez no trabalho é importante informar toda sua equipe, sugiro que siga a seguinte hierarquia: Chefe. Então, colegas, clientes, etc.

Fique sempre profissional

Ao compartilhar a gravidez no trabalho, não coloque em seu tom de voz de desculpas e evite as palavras “Me desculpe”. Afinal de contas, ter um bebê é uma parte da vida humana normal, por isso é importante ser profissional, ao mesmo tempo que transmite que você conhece a chegada do bebê pode impactar a organização em que você trabalha e que está comprometida a preparar com tanto antecedência sua saída à licença-maternidade.

 

Não hesite em reconhecer como sua gravidez pode afetar seu trabalho

Dependendo da sua atividade pode ser que você tenha algumas restrições com que lidar. Cheiros fortes podem fazer com que você fique enjoada, talvez seja necessário uma adequação na sua função. Ou então se você trabalha muito tempo caminhando e tem um deslocamento de placenta leve, provavelmente seu médico vai pedir para que você seja realocada dentro da empresa. A gravidez é uma bênção e muitas vezes precisamos nos adaptar nesse meses que esperamos nosso filho.

Informe-se sobre seus benefícios da maternidade

Depois que você contou sobre sua gravidez no trabalho, recomenda-se entrar em contato com o RH da empresa. Faça perguntas sobre políticas e procedimentos de licença de maternidade, processos de licença médica familiar. O importante é esclarecer todas as suas dúvidas.

Saiba quais são os benefícios do seu plano médico. Se não houver alguém para lhe ajudar, você pode perguntar para uma colega que você conhece que experimentou uma gravidez no mesmo local de trabalho para orientação.

Anunciar a gravidez no trabalho pode ser uma das conversas mais difíceis de ter com o seu empregador, mas é extremamente importante. Ser confiante e direta com o seu chefe irá deixar você aproveitar ao máximo sua gestação e também sua licença maternidade. Se gostou do texto, compartilha nas suas redes sociais e deixa mais mulheres bem informadas sobre esse assunto.

Mãe do Cauê e da Catarina, esposa do Diogo Petermann. Casada há 11 anos. Apaixonada por brigadeiro de panela, pipoca e Grey’s Anatomy!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *