skip to Main Content

Skincare: o que é e como fazer corretamente sem gastar muito

Skincare: O Que é E Como Fazer Corretamente Sem Gastar Muito

Cada vez mais popular no Brasil, o termo “skincare” significa “cuidados para a pele” em inglês. A expressão se refere a uma série de hábitos que todos podem ter para preservar a aparência. Para isso, existem diversos produtos, o que pode confundir quem ainda não está acostumado.

Receba dicas e conteúdos sobre gravidez, maternidade e criação de filhos. Compartilhando aprendemos mais

Entenda mais sobre o assunto e como cuidar da pele da maneira correta!

Por que é importante fazer o skin care

Por estar sempre exposta, a pele, principalmente a do rosto, é o reflexo natural da saúde de todo o organismo. Prova disso é que quem não alimenta bem e/ou fuma costuma não ter a aparência da pele tão jovem e firme.

Assim como os cuidados interiores, os exteriores também são importantes. Por isso, muitos já dão essa atenção especial à pele, apesar de as dúvidas ainda serem recorrentes.

De acordo com pesquisa da Avon e parceria com o Ibope, 56% das mulheres estão preocupadas com os sinais da pele, mas apenas 38% sabem quais cuidados devem ter.

Como fazer o skincare

O skin care pode ser dividido em ações diárias e periódicas. Confira quais são as principais:

Diariamente

  • Higienização: é um dos aspectos mais importantes e que deve ser feito todos os dias. Além do sabonete, vale a pena usar uma loção tônica, pois ajuda a recuperar o pH natural da região;
  • Creme para os olhos: após a limpeza – que pode ser feita de manhã e antes de dormir – é válido utilizar um creme para a região dos olhos. Ele ajuda a combater as olheiras e o envelhecimento precoce;
  • Hidratante: em seguida, é possível usar um hidratante de acordo com o tipo de pele. Para quem tem a derma mais seca, o produto precisa ser mais consistente para que a hidratação seja efetiva;
  • Protetor solar: mesmo nos dias frios e nublados, é necessário usar o protetor solar. Isso ajuda a evitar que a pele se manche e envelheça tão rápido.

Semanalmente

  • Esfoliação: uma vez por semana é interessante fazer a esfoliação, ou seja, “esfregar” a pele com um produto próprio para promover a renovação dela. Esse hábito promove a retirada da camada mais superficial, facilitando a entrada dos cremes hidratantes. É possível até fazer um produto caseiro para esfoliar a derme;
  • Máscara: as máscaras faciais também são ótimas aliadas da aparência, pois promovem uma hidratação profunda.

 

Periodicamente

  • Limpeza de pele: para quem tem a derme oleosa, é recomendável fazer uma limpeza com especialista uma vez por mês. Já para as peles secas e normais, o procedimento pode ser feito a cada dois ou três meses. As técnicas utilizadas servem para eliminar manchas, tirar acnes e rejuvenescer.

Como economizar com os cuidados

Ao contrário do que muitos imaginam, o skincare não precisa ser um hábito caro. Até porque, o intuito é cuidar da aparência para o futuro, assim, depois não precisará gastar com procedimentos de custo mais elevado.

A primeira dica para evitar desperdícios é consultar um dermatologista a fim de saber do que a pele realmente precisa. Em algumas situações, pode ser necessário usar alguma pomada por um curto tempo, por exemplo. Na consulta também será possível descobrir qual é o tipo de derme que possui — o que muitos ainda desconhecem.

Além disso, vale a pena buscar promoções de marcas que já são conhecidas e de qualidade. Atualmente, a diferença de preço não é tão grande, além de compensar pelos resultados.

Sem contar que algumas marcas, como a Natura e a Avon, vendem os produtos com refil, ou seja, na segunda compra é possível retornar a embalagem e obter um desconto. De acordo com a Revista Natura, é possível economizar R$ 83,80 dessa forma em um creme anti-sinais para pessoas com mais de 60 anos.

Outra forma de gastar menos com o skincare é adaptar alguns produtos. A esfoliação, por exemplo, pode ser feita com uma substância caseira. Açúcar, fubá e até café misturados com iogurte ou mel são capazes de renovar a pele e não requerem um alto investimento.

Para quem deseja que o tempo passe mais devagar e a pele sofra menos com a ação do tempo, é essencial começar o skincare o quanto antes. No futuro, todos esses esforços irão compensar.

Back To Top