skip to Main Content

Especialista dá dicas de como ter uma pele mais saudável, jovem e bonita

Autoestima vai muito além de aceitar a imagem refletida no espelho. Ela é capaz de trazer segurança para as tomadas de decisão, reflete em amor próprio e autocuidado e, de acordo com os especialistas, ajuda até mesmo na imunidade. Ou seja, as questões estéticas interferem diretamente na qualidade de vida dos pacientes.

Receba dicas e conteúdos sobre gravidez, maternidade e criação de filhos. Compartilhando aprendemos mais

Dentro deste contexto, um dos principais anseios de homens e mulheres é suavizar as marcas que o tempo deixa, principalmente, no rosto. A pele, por ficar muito exposta à ação do sol e da chamada luz azul, presente nas telas dos eletrônicos que já fazem parte do nosso dia a dia, é um dos órgãos que mais interfere na aparência e também onde os sinais de envelhecimento ficam mais evidentes.

Para uma pele saudável, a dica é investir em hábitos como beber água com frequência, usar protetor solar todos os dias, investir na hidratação, principalmente, no pós-banho e conhecer o seu tipo de pele, para, juntamente com o acompanhamento de um especialista, escolher os cosméticos mais indicados para cada caso.

Em paralelo a essas atitudes, que ajudam a promover a saúde da pele, existem ainda, no mercado, diante dos avanços da tecnologia na medicina, muitas novidades em procedimentos estéticos.

Atenta a essas novidades e acreditando que “se sentir bonito faz bem”, a médica dermatologista, com cerca de 20 anos de experiência na área, Alessandra Guenther, acaba de trazer para Jaraguá do Sul e região um tratamento inovador, que promove o rejuvenescimento facial. Segundo ela, o principal diferencial está em tratar cada indivíduo de forma individualizada, observando o formato do rosto e as estruturas faciais de cada um. “O jeito de envelhecer é diferente. Nessa técnica, nós estudamos o formato do rosto do paciente e conseguimos prever quais áreas precisam de mais atenção, atingindo melhores resultados”, comenta.

O lançamento, que chegou recentemente no Brasil, já está disponível no consultório e é um produto injetável “dois em um”, que associa ácido hialurônico e hidroxiapatita de cálcio na mesma seringa. Associados, os ativos proporcionam volume, firmeza e rejuvenescimento ao rosto, além de estimular produção endógena de colágeno. “Ele também tem um papel importante na prevenção”, complementa.

Envelhecimento

O ácido hialurônico é um biopolímero formado pelas substâncias ácido glicurônico e a N-acetilglicosamina. Ele é uma molécula que já possuímos no organismo, com uma incrível facilidade para a retenção de água. Presente em todo o corpo, é na pele que estão concentrados cerca de 56% de toda a substância. Quando somos jovens, é normal que a pele seja rica em ácido hialurônico e, consequentemente, mais lisa, viçosa e com aspecto saudável. Com o passar do tempo, no entanto, essa produção diminui, causando uma espécie de ressecamento. No passar dos anos, há, ainda, uma perda de massa óssea no crânio, associada à diminuição dos coxins de gordura facial. São essas perdas que levam a uma mudança no formato do rosto. A sensação é que o rosto “cai”, o que interfere muito na estética facial.

Para reverter esses efeitos do tempo e devolver a autoestima ao paciente, é indicado que o ácido hialurônico seja reposto. A substância pode fazer parte da composição de cosméticos ou ser aplicada diretamente abaixo da pele e tecidos profundos (gordura e próximo ao osso), com a ajuda de um profissional. Nesta segunda opção, o procedimento é feito, sempre em um consultório médico, com o objetivo de hidratar, preencher e sustentar a face.

A substância pode ser aplicada em toda a face, com o objetivo de trazer volume à área e, assim, devolver o formato jovial ao rosto. O procedimento é considerado seguro, já que a substância faz parte da composição dos tecidos corporais. Os benefícios são muitos. Ele hidrata, rejuvenesce, reduz os sulcos, traz sustentação para a face e harmoniza o rosto e, por também ser associado à hidroxipatita, normalmente encontrada nos ossos e nos dentes, ainda aumenta a produção de colágeno.

Novo procedimento

O AB Face é uma técnica inovadora, desenvolvida pelo médico André Braz, que possui como base o HarmonyCa. Um dos diferenciais é que só médicos podem utilizar o produto, o que traz ainda mais segurança para os pacientes.

O principal objetivo da técnica é valorizar a beleza natural de cada rosto, melhorando a estrutura facial e proporcionando resultados diferenciados ao paciente, levando em consideração as anatomias faciais de cada um. O idealizador acredita que não existe uma regra geral quando se fala em estética. Por isso, a ideia é realçar e valorizar os traços individuais e a beleza de cada um. O tratamento, por ser individualizado, traz resultados mais efetivos.

Passo a passo

Na avaliação, o formato de rosto é analisado para definir quais pontos serão preenchidos. Na primeira fase, a médica faz a chamada AB Face Structure. Nesta etapa, o foco é preencher, sustentar e, ainda, estimular a produção de colágeno, recuperando o volume perdido no processo de envelhecimento. Já a AB Face Refinement, etapa de finalização, foi criada para complementar o AB Face Structure, aperfeiçoando e refinando cada detalhe da face.

DICAS PARA UMA PELE SAUDÁVEL, BONITA E JOVEM:

Use filtro solar

A exposição ao sol envelhece o rosto, pode causar a formação de manchas e contribui para o surgimento do câncer de pele. Por isso, aplique filtro solar todos os dias.

Beba água regularmente

A água é fundamental para a regeneração dos tecidos e manutenção da saúde da pele. A recomendação é de oito copos por dia.

Hidrate a pele

O hidratante é um grande aliado para manter a pele macia, luminosa e livre de lesões. Por outro lado, o banho quente e o sabonete eliminam a gordura natural, fazendo com que a pele perca água. Além disso, aplicar o creme hidratante logo após o banho, com a superfície ainda úmida pode promover uma hidratação mais profunda.

Conheça sua pele

O uso de um produto contraindicado para o seu tipo de pele pode trazer resultados contrários aos desejados. Ao hidratar uma pele oleosa com produtos destinados a peles secas, por exemplo, pode-se agravar o quadro, provocando o surgimento de acne.

Nunca durma com maquiagem

A maquiagem obstrui os poros e aumenta a chance de surgirem cravos e espinhas, além de alergias. Falando nisso, é durante a noite, também, que a pele absorve melhor os nutrientes. Portanto, é fundamental remover a maquiagem para que a derme, limpa, possa absorver os produtos recomendados.

Evite o uso de máscaras caseiras

As máscaras caseiras feitas a partir de frutas, sementes e grãos podem causar alergias ou irritações e até mesmo manchar a pele. Procure sempre a orientação de um especialista.

Sobre a Dra. Alessandra Guenther

Graduada em Medicina pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), possui especialização no serviço de Dermatologia do Hospital Universitário – UFSC e recebeu o título de Especialista pela Associação Médica Brasileira, e pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), no qual é sócia titular. Para saber mais, basta acessar www.draalessandradermato.com.br .

Back To Top