skip to Main Content

Educação terceirizada


Cá com meus botões, penso que essa expressão está sendo empregada incorretamente. É normal ouvir falar desse assunto quando uma mãe precisa voltar ao mercado de trabalho e se torna necessário escolher entre as opções: avós, babás e creches para assistirem seus filhos.

Anúncio
Receba dicas e conteúdos sobre gravidez, maternidade e criação de filhos. Compartilhando aprendemos mais

Muitas mamães pensam que se deixarem seus filhos com qualquer uma das três possibilidades acima estarão terceirizando a educação dos seus pequenos. Eu venho discordar.

Minha opinião sobre o assunto é quando uma mãe tem a possibilidade de cuidar e educar seu filho, mas não faz, sabe lá por quais motivos!

Anúncio

Hoje, há uma necessidade de incrementar a renda familiar, o que implica que a mãe não poderá ficar de 4 a 8 horas com seus filhos, entretanto no tempo que passa com eles, ela procura se dedicar; há preocupação da parte dela por isso procura observar o desenvolvimento e também o comportamento. Não fica alheia, procura saber como ele se comporta longe dela, se está aprendendo coisas boas e coisas que precisam ser corrigidas.

Desculpa, mas é fácil deixar que os DVDs sejam entretenimento pros filhos, é mais cômodo do que observar e corrigir. A repreensão gera desgaste, a criança faz birra, muitas vezes é necessário repetir diversas vezes até que a criança aprenda. A participação ativa dos pais nas brincadeiras é fundamental para poder perceber as falhas de caráter e assim poder corrigir, é preciso também dedicar um tempo conversando com as professoras na escolinha pra descobrir o comportamento dele com os amiguinhos.

Uma educação permissiva, ou seja, dizer “sim” a tudo que eles querem só vai criar filhos mimados e torná-los adultos com baixa auto-estima. A vida vai lhes dizer muitos “nãos” e se não aprenderem em casa a se frustrar e aprender a lidar com as frustrações o que será deles na vida adulta? De que valem os “sins” sem os “nãos”? A educação permissiva para mim é uma das formas de terceirizar a educação, é esperar pelos professores, pelo governo e não se dar ao trabalho de educar. Claro que o sim é mais fácil agora, contudo, como queremos que nossos filhos sejam no futuro? Será melhor passar trabalho no futuro ou agora?

Anúncio

O que vocês acham a respeito do assunto?

Anúncio

Beijos

Anúncio
Back To Top