skip to Main Content

Como ter filhos altera a rotina do casal?

Como Ter Filhos Altera A Rotina Do Casal?

Quando estava grávida era uma delícia passear pelas ruas da cidade, todo mundo olhava e queria saber sobre o bebê que estava em minha barriga. Confesso que tinha alguns desconfortos para dormir, respirar e até para caminhar. Mas a rotina do casal era normal, nós trabalhávamos, íamos a eventos à noite, fazia atividade física, cuidava da casa tranquilamente. A verdade é que eu não tinha a menor noção de como um bebê tem poder de alterar a rotina do casal e de desestabilizar o que estava fluindo.

Receba dicas e conteúdos sobre gravidez, maternidade e criação de filhos. Compartilhando aprendemos mais

Muitas coisas mudaram, a começar pelo resguardo que meu marido foi muito parceiro e ajudou em tarefas essenciais da casa e com o bebê. Ele passou pilhas e mais pilhas de roupas em pleno verão. Fazia sopa todos os dias para mim, porque eu só queria comer isso de almoço. Coitado, né?

Os eventos que costumávamos frequentar juntos, até tentei acompanhar com nosso bebezinho, mas percebemos que era melhor ficar em casa para manter a rotina de sono do Cauê.

Eu não sei como é sua rotina hoje, quando você ainda não está com o bebê  no seu colo. Mas acredite quando lhe digo que esse pacotinho trará muitas felicidades e também muitas mudanças para a rotina do casal que vocês vivem hoje.

Não precisa se desesperar não! Minha leitura atual: Ah, se eu soubesse! do best seller Gary Chapman e Shannon Warden, publicado pela editora Mundo Cristão. Eles trazem cinco dicas de como você pode se preparar para as alterações que irão acontecer na rotina do casal.

 

5 dicas para otimizar a rotina do casal após os filhos

  1. Organize-se

Como eles dizem nem todos são organizados de forma nata, é um aprendizado em tanto. Vocês podem analisar e ajustar a rotina do casal para que um possa apoiar o outro, o marido sendo o suporte necessário para sua esposa numa nova época que demandará muito da parte dela. Ele pode levantar um pouco mais cedo para preparar o café da manhã, deixar a louça limpa antes de dormir e também deixar as coisas mais organizadas e nada de largar sapatos na porta de entrada.

  1. Seja criativo

Tenha certeza que seu filho só será bebê por um tempo e você vai aproveitar a infância dele à medida que exercita a criatividade para os jogos e brincadeiras que vão inventar juntos. Ah, bebês amam jogar brinquedos no chão só para ver você juntar, viu! Eles se divertem com as coisas mais simples do mundo.

  1. Envolva pessoas

Tenha um círculo de apoio seja sua família, uma instituição, amigos ou babá. Essas pessoas são fundamentais para que vocês dois tenham tempo de lazer a fim de preservar a união do casal e também a estabilidade financeira da família.

  1. Simplifique

Quando eles são bebês as coisas são mais controláveis, eles vão onde os pais forem. À medida que crescem e frequentam a escola começam a surgir novos compromissos como o futebol, as aulas de ballet e as festas de aniversários.

Cuide para não super lotar a agenda dos seus filhos, afinal a mente também precisa do ócio para se manter criativa e ter descanso.

  1. Comemore o que está funcionando

Procure oportunidades de se incentivarem um ao outro. Concentrar a atenção e a energia naquilo que está funcionando é uma forma de não apenas estimular e se relacionar com o cônjuge e com os filhos de maneira positiva, mas também de melhorar a perspectiva daquilo que não está funcionando. Ao agir assim, os pais percebem que suas vitórias ultrapassam as derrotas e creem ser possível trabalhar para vencer outros desafios” aconselha os autores.

 

Procurem manter um diálogo aberto entre vocês dois. Deus foi muito sábio ao esabalecer que era preciso de um pai e uma mãe para a criação do bebê, foi por isso que vocês prometeram, perante Deus e testemunhas, a amar e cuidar um do outro.

Nunca o amor será mais necessário do que quando se tem um filho. Todos os estudos indicam que o ambiente mais saudável para a criação dos filhos é aquele formado por mãe e pais que se amam e se apoiam mutuamente”. (p.23). Tenham sempre a mentalidade de equipe e se esforcem para que o time de vocês vençam juntos toda e qualquer adversidade que surgir.

Back To Top