skip to Main Content
Receba dicas e conteúdos sobre gravidez, maternidade e criação de filhos. Compartilhando aprendemos mais

Banho no bebê – Passo a passo para um banho gostoso

Banho No Bebê – Passo A Passo Para Um Banho Gostoso

Parece óbvio, mas muitas vezes não é tão simples assim. Ouço muitas mamães comentando como seus filhos costumam chorar durante o banho e como gostariam de tornar esse momento prazeroso para eles. Por isso, resolvi compartilhar uma técnica que aprendemos com minha mãe de como dar banho no bebê.

Receba dicas e conteúdos sobre gravidez, maternidade e criação de filhos. Compartilhando aprendemos mais

Meu marido ajudou em praticamente todos os banhos do Cauê, desde o primeiro. Já com a Catarina, era mais comigo mesmo, porque dava banho em um horário que ele costumava não estar em casa, ou estava cuidando do Cauê. Mas no primeiro banho do Cauê contamos com o auxílio da minha mãe e ela nos ensinou a técnica que aplicou quando minha irmã e eu erámos bebês. E nossos filhos sempre curtiram muito os banhos…

Preparação para o banho no bebê

Mas antes do banho em si, é necessário preparar as coisas para o banho:

– Aquecer o ambiente quando for mais frio;

– Encher a banheira em temperatura adequada;

– separar roupas, toalha, fralda, pomada e álcool 70, por exemplo.

Feito isso, agora vou explicar como minha mãe nos ensinou a banhar nossos filhos em banheira: a técnica consiste em primeiro enrolar o bebê em uma fralda  de pano, ao estilo charutinho, conforme a imagem abaixo.

banho no bebê

Seu bebê mais seguro e feliz no banho

Dessa forma, o bebê se sente seguro e como se ainda estivesse no útero. Primeiro lavamos o cabelo e o rosto e secamos, é importante secar bem os ouvidinhos.

img_0819-copy

img_0822-copy

Depois disso, coloque o bebê na banheira (ainda enroladinho), uma braço fica de apoio atrás e com a outra mão vá molhando o pano e desenrolando, ensaboando e lavando todo corpinho do bebê. Eu desenrolava o pano à medida que ia lavando ele, ou seja, não tirava tudo de uma só vez. img_0827-copy

Quando terminava a higiene corporal, colocava a toalha sobre o ombro do braço de apoio e tirava o bebê da banheira, enrolando ele na toalha limpa e seca. Colocando o bebê sob o trocador, depois de secar o corpo, limpar o umbigo com álcool 70 e cotonete. Eu gostava de passar um hidratante ou óleo corporal, próprio para bebê, mas isso só depois do primeiro mês.

  • Brotoejas ou alergias do calor são bem comuns no verão, por isso, dar duchas no bebê é gostoso e importante, além de refrescar ajuda a baixar a temperatura do calor. Evite piscinas e expor o bebezinho ao sol, pois não existe protetor solar para bebês menores que 6 meses.
  • Além do braço de apoio, tem outro suportes para banho como redes ou assentos de banheira, conforme imagens abaixo:rede-de-banheiraassento-de-banheira
  • Dei banho nos meus filhos, ao estilo charutinho, até que eles começaram a ficar firmes e conseguirem sentar sozinhos. Nunca foram de chorar no banho, chegaram a dormir durante o banho.

Se ficar alguma dúvida, fiquem à vontade de perguntar karin@mamaeecia.com.br, vou ter o maior prazer de esclarecer seus questionamentos.

Experimentem e depois compartilhem como foi o banho no bebê de vocês!

Beijos

Back To Top