skip to Main Content
Receba dicas e conteúdos sobre gravidez, maternidade e criação de filhos. Compartilhando aprendemos mais

A dádiva de passar tempo com seus filhos

A Dádiva De Passar Tempo Com Seus Filhos

Nos agitados dias atuais, é incontável o número de pais e mães que não têm tempo para dedicar aos filhos. O que não é de nenhuma maneira algo positivo. Brincar, conversar, passear e desfrutar a companhia de quem amamos são atitudes altamente benéficas, não somente para os adultos, mas, principalmente, para as crianças e os adolescentes, que se sentem mais seguros e amados.

Receba dicas e conteúdos sobre gravidez, maternidade e criação de filhos. Compartilhando aprendemos mais

Passar bons momentos em família é fundamental para a construção de um lar feliz. É nesse tempo que pais e filhos aprofundam os laços afetivos e estabelecem conexão que faz bem para a saúde emocional e que contribui para o desenvolvimento integral do ser humano. É quando estão juntos que pais e filhos podem aperfeiçoar a comunicação, edificar a confiança e conhecer as afinidades que possuem.

Em seu livro As 5 linguagens do amor dos adolescentes – Como expressar um compromisso de amor a seu filho adolescenteGary Chapman fala sobre a importância de os pais dedicarem tempo de qualidade aos jovens.  De acordo com o autor, esse é um meio eficaz de comunicar o amor emocional. No entanto, isso não pode ser feito de qualquer jeito. Conforme orienta, o verdadeiro tempo de qualidade implica atenção exclusiva. “Naquele momento, nada mais importa”, diz.

No livro, Gary chama a atenção para o fato de que muitos adolescentes, mesmo vivendo em casas cheias da tecnologia mais moderna, estão com o tanque de amor vazio, sentindo-se como se fossem apenas mais um item da coleção de objetos dos pais. Sem atenção exclusiva, elucida Chapman, o adolescente experimenta cada vez mais ansiedade, pois sente que todas as outras coisas são mais importantes do que ele. Torna-se, então, menos seguro e fica prejudicado em seu crescimento emocional e psicológico. Quando os pais dedicam atenção focada aos filhos, isso produz bons e duráveis frutos que afetam positivamente o desenvolvimento dos pequenos e jovens.

Sendo assim, responda: Como anda sua dedicação aos seus filhos? Como tem sido a qualidade do tempo que passam juntos? Qual é o nível de conexão entre vocês? Caso suas respostas tenham sido negativas, o tempo de mudar é agora!

Não deixe que a correria do dia a dia roube a singular experiência de aproveitar a companhia daqueles que podem chamá-lo de pai ou de mãe. Reorganize-se e crie oportunidades para que você e seus filhos troquem ideias, criem memórias, dividam experiências e aprofundem a sintonia. Assim, você poderá se surpreender ao perceber que aqueles a quem tentam amam, embora tenham outros colegas, considerem o papai e a mamãe como os melhores amigos, a companhia sempre forte e segura em que podem confiar por toda a vida.

Texto retirado do site da Mundo Cristão

Back To Top