skip to Main Content

Livro resgata receitas e histórias da Vó Nica

Cozinhar não é apenas misturar ingredientes. É, acima de tudo, incluir dedicação e amor em todos os detalhes da preparação. Cada vez mais procurada no mundo inteiro, a cozinha afetiva tem uma forte ligação com essa realidade, buscando nas memórias um tempero todo especial.

Receba dicas e conteúdos sobre gravidez, maternidade e criação de filhos. Compartilhando aprendemos mais

Geralmente relacionada à comida de vó, ela enaltece relíquias de família, aquelas anotadas em caderninhos antigos e marcados pela passagem do tempo. Repletas de lembranças especiais, essas receitas costumam aguçar não só o paladar, mas também a emoção dos almoços de domingo e dos doces de infância.

Inspirado por essas recordações, o livro Vó Nica – Sabores de Casa, lançado pela Design Editora, chega, nesta semana, às livrarias. Nele, Marili Zanotti resgata pratos e histórias da mãe, a Vó Nica, que, ao longo da vida, fez a alegria de centenas de pessoas com preparações tradicionais, como a maionese, a salada de pepino e o sorvete cremoso.

Conforme a autora, a ideia foi inspirada pela afeição da Vó Nica pela cozinha e, consequentemente, pela saudade que as receitas deixaram. “Dois fatos me marcaram muito: o primeiro foi o pepino que era feito para o encerramento da AMA (Associação de Amigos do Autista). Neste evento, nunca podia faltar o pepino da Nica, um prato aguardado por todos. Bateu-me saudades daquela receita e tomei o desafio de tentar fazê-lo. Semanas depois, minhas filhas pediram que eu fizesse o croquete de camarão da vó. Durante a preparação, foi muito forte a sensação de ter a minha mãe me orientando no passo a passo”, relembra.

Mais tarde, como meta de ano novo, Marili se comprometeu a organizar as receitas da mãe. A vontade de compartilhá-las deu origem ao livro, que é uma homenagem póstuma à Vó Nica, falecida em 2017.

A compilação inclui 60 opções doces e salgadas, com opções sem glúten e lactose, além de imagens e depoimentos emocionantes. O lançamento aconteceu dia 3/12/2020 em uma transmissão ao vivo no facebook.com/vonicasaboresdecasa com transmissão também no Facebook e Youtube da Grafipel.

Toda a renda proveniente da venda do livro será revertida à AMA, da qual a autora é voluntária desde 2003. Além disso, a Vó Nica também exerceu trabalho voluntário na entidade de 2009 a 2017. O livro será comercializado, a R$ 80, pela Grafipel e pela associação.

Sobre o livro Vó Nica – Sabores de Casa

Com quase 150 páginas, o livro compartilha com os leitores 60 receitas que, ao longo dos anos, ficaram famosas a partir das mãos da Vó Nica. Completa, a seleção é dividida entre molhos e temperos, saladas, patês, farofas e pirão, aperitivos, pratos frios e quentes, massas, carnes, bolos, cucas e tortas, gelados, sorvetes e diversos. Para saber mais, basta seguir @vonicasaboresdecasa no Facebook e no Instagram. 

Back To Top