skip to Main Content
Receba dicas e conteúdos sobre gravidez, maternidade e criação de filhos. Compartilhando aprendemos mais

Mantenha seu filho ativo e longe do sedentarismo

Mantenha Seu Filho Ativo E Longe Do Sedentarismo

Você provavelmente já ouviu falar que passar muito tempo sentado é ruim para sua saúde, e que se você trabalha em um escritório é recomendado fazer uma pausa a cada hora para esticar seu corpo. Uma nova pesquisa diz que o mesmo é válido para as crianças, isso lhe dá muitos motivos para fazer com que seu seja filho ativo.

Receba dicas e conteúdos sobre gravidez, maternidade e criação de filhos. Compartilhando aprendemos mais

As crianças que se levantam ou se movimentam durante os períodos de sedentarismo tendem a ser mais saudáveis ​​do que as que ficam paradas por mais tempo, segundo um novo estudo publicado na revista PLoS One.

Usando acelerômetros, os pesquisadores acompanharam os níveis de atividade de mais de 500 crianças durante sete dias e descobriram que aqueles que faziam pausas curtas durante atividades sedentárias como assistir TV ou usar o computador, tinham menores índices de massa corporal (IMC) e riscos cardiometabólicos em comparação com crianças que não faziam pausas.

Mesmo para as crianças que correm ou brincam fora regularmente, ficar sentado por longos períodos pode não ser saudável. Quando nos sentamos por longos períodos de tempo, a quantidade de açúcar e gordura no sangue torna-se elevada, fazendo com que o corpo bombeie mais insulina. E com o tempo, esse aumento na insulina pode levar a níveis muito altos de pressão arterial e colesterol, bem como obesidade e diabetes, quem afirma isso é o PhD e co-autor do estudo Travis Saunders.

Horas gastas passando o dia na frente da TV ou do computador podem ser ainda mais prejudiciais, já que o tempo de tela está associado ao aumento da ingestão de alimentos nas crianças.

Existem outras razões para desencorajar o seu filho de ser demasiado sedentário. Passar muito tempo sentado poderia estabelecer o precedente para hábitos pouco saudáveis ​​no futuro. As pessoas que são mais sedentárias durante a infância tendem a ser as mais sedentárias quando adultos, o que pode criar o risco de problemas de saúde mais tarde na vida.

Quais são as formas mais eficazes de manter seu filho ativo? Veja quatro dicas simples de como você pode ajudar o seu filho a manter-se em movimento e proteger sua saúde agora e no futuro.

4 dicas para manter o seu filho ativo

Limite o tempo de tela.

Limite o uso da televisão, do computador e do celular a não mais de duas horas por dia para crianças em idade pré-escolar. Na verdade, a Academia Americana de Pediatria não recomenda que crianças com menos de dois anos de idade tenham contato com qualquer tipo de telas (Notebook, tablet, televisão ou celulares.


E definitivamente, mantenha essas telas fora do quarto do seu filho, isso porque as crianças que tem acesso à TV’s em seus quartos, assistem mais e dormem menos.

 

Incentivo um horário ao ar livre por dia

Escolha um horário todos os dias para que especialmente seja reservado para correr do lado de fora, brincar na grama, na brita. Como meu marido diz: “Ser criança” e isso faz com que eles exercitem a imaginação. Vale levar brinquedos para fora e interagir com a natureza. Tocar a terra, cuidar das plantas ou mexer no jardim.

 

Encoraje outras formas de jogo

Jogos de tabuleiro, desenhos para colorir ou até mesmo atividades imaginativas, como brincar de casinha ou cozinha, ou de ir ao trabalho. Mesmo que as crianças estejam fazendo algo que está sentado, elas ainda se movimento mais do que assistindo à TV, onde normalmente ficam em transe – que nem piscam.

 

Promova pausas frequentes

Se você notar que seu filho está parado por um longo tempo, peça para que ele a ajude com alguma tarefa em casa, lhe chame para mostrar algo interessante, ver fotografias, ou ver algum animalzinho do lado de fora. Outra opção para que seu filho fique ativo, é fazer cócegas nele e tenho certeza que ele vai amar essa brincadeira, principalmente porque vocês vão estar juntos..

Back To Top