skip to Main Content

As diferença entre temperamento, personalidade e caráter

as diferenças entre temperamento, personalidade e carater

Todos nós temos um temperamento, uma personalidade e um caráter a ser moldado. Segundo vários autores o temperamento é nato, biológico, ou seja, uma mescla dos nossos pais. Ele é conhecido também como o “gênio” da pessoa, são classificados em quatro tipos: colérico ou perseverante, melancólico ou intelectual, sanguíneo ou espontâneo e fleumático ou equilibrado.

Anúncio
Receba dicas e conteúdos sobre gravidez, maternidade e criação de filhos. Compartilhando aprendemos mais

Entendendo o temperamento da criança

O mais legal a respeito do temperamento é que já podemos observar desde pequenos nos nossos filhos, por exemplo: nível de atividade (agitado ou não) distratibilidade (concentração), regularidade (rotina, hábitos), timidez ou ousadia, adaptabilidade, humor, entre outros. É bem normal ouvirmos que o filho faz isso ou aquilo igualzinho ao pai, mãe, avó, etc.

Por isso muitos acreditam na hereditariedade do temperamento, entretanto podemos até herdar essas propensões de comportamento, mas isso não quer dizer que os filhos seguirão pelo mesmo caminho. Afinal de contas existem as influências do caráter e do meio em que vive.

Anúncio

É no caráter da criança em que se baseia a educação dos filhos

A maior preocupação das mães quando se fala de educação, elas se referem ao caráter da criança, pois o caráter pode ser ensinado, é ele quem diz como pensar, agir, reagir e até mesmo sentir. São as experiências e ações (hábitos) juntamente com a matriz pessoal que formarão o bom ou o mau caráter.

Dentro do caráter é que a pessoa pode desenvolver o autocontrole, ou seja, o controle da sua vida, seus sonhos, projetos. Nele também se encontram os valores morais, ética, sabedoria, respeito e etc.

Diferenciando a personalidade do temperamento e do caráter

diferença entre temperamento e carater

Por fim, existe a personalidade que é o comportamento do caráter, ou seja, parte da genética dos pais + aprendizado + influências externas. Uma mistura do temperamento com o caráter, a personalidade é a ação que os dois exercem sobre a criança ou indivíduo.

Anúncio

Imagine uma árvore, a raiz é o temperamento, a nossa base; o caule é o caráter, o que nos sustenta e a personalidade é as folhas, frutos e flores que é a parte visível da nossa personalidade, a parte frondosa!

Sei que esse assunto é um tanto complexo. Mas como mãe, educadora, preocupada com o futuro do meu filho e com a sociedade que ele crescerá. Sinto-me na obrigação de transmitir o conhecimento adquirido afim de mais mães, pais, avós e profissionais saberem como agir em determinadas situações, principalmente mostrar as consequências se certas atitudes não forem tomadas com firmeza.

Nós pais em parceria com as escolas deveríamos dar mais atenção na construção do caráter. Isso ocorre até os 7 anos de idade dos nossos filhos. Vale a pena investir, insistir, persistir durante 7 anos para a formação de adultos saudáveis, com moral e valores de qualidade, seres humanos que preservem e amem a vida, os animais, as florestas.


Anúncio

Se sonhamos com um futuro melhor, creio que o caminho é por aí!

Anúncio
Back To Top