Manter o sorriso bonito, com dentes perfeitos, exige cuidados diários, afinal, é a partir dele que os melhores sentimentos são expressados. Mas, além de escovação e visitas frequentes ao dentista, as mulheres precisam ficar atentas aos problemas bucais provocados pelas oscilações hormonais.

 Ainda pouco difundido entre o público feminino, o assunto merece atenção. De acordo com a dentista Debora Molon, os tecidos da boca são afetados pelas mudanças hormonais em todas as fases da vida. A elas, ainda se juntam alterações provocadas por gestações, uso de contraceptivos e até osteoporose. “Por tudo isso, as mulheres precisam entender que a saúde bucal exige prevenção e vigilância contínua”, explica.

Saúde bucal na gravidez

saude bucal gravidez

 A especialista explica que pacientes grávidas, por exemplo, podem sofrer com gengivites. A doença se manifesta por causa da alta produção de estrógeno e progesterona registrada durante a gestação. Mas, muito pior do que incômodo causado pela enfermidade é a consequência da falta de tratamento adequado: a gengivite pode se tornar uma periodontite. Atingindo o osso, a inflamação aumenta as chances de parto prematuro e até de pré-eclâmpsia.

 A situação, conforme Débora Molon, ocorre por causa das bactérias presentes na gengivite e na periodontite. “Elas podem entrar na corrente sanguínea e percorrer todo o organismo, inclusive, até o útero e líquido amniótico, provocando esses problemas”, complementa.

Saúde bucal na menopausa

menopausa_doença_periodontal

 Outra situação bastante incômoda e comum às mulheres na fase da menopausa é a osteoporose. Ela induz à perda óssea nos maxilares, principalmente, nos casos em que já existem infecções periodontais instaladas.

 Mesmo quem não está na menopausa ou é gestante deve ficar atenta aos sinais do corpo. A saúde bucal é, constantemente, afetada pelos hormônios. Por causa das oscilações, levam a tecidos gengivais edemaciados, aftas, inchaço e sangramento gengival nos dias que antecedem o início do fluxo menstrual.

 Para evitar todos esses problemas relacionados ao universo feminino, as mulheres devem ficar atentas à prevenção. “Ter uma alimentação saudável, uma boa e regular higiene bucal e fazer visitas de rotina ao dentista vão segurar uma boa saúde geral e, consequentemente, também bucal”, explica a cirurgiã dentista Débora Molon.

 Fonte: Debora Cristiane Molon – (47) 3371-1841

Mãe do Cauê e da Catarina 🙂





Confira também