Bom dia pessoas…

 

Quando a gente descobre que tá grávida é sempre aquela surpresa, aquela emoção, confusão de sentimentos: de alegria com “e agora?” e muitas vezes não sabemos nem por onde começar. Achei uma matéria que vai ajudar nos primeiros passos para quando se descobre que está grávida!

Espero ajudar!

Durante a gravidez é importante a avaliação do médico para acompanhar o desenvolvimento do feto e zelar pelo bem estar da mãe. Esse acompanhamento envolve o diagnóstico de eventuais enfermidades e as orientações corretas a serem seguidas.

Alguns são primordiais, como o papanicolaou, o rastreamento de diabetes e do perfil infeccioso para sífilis, rubéola, toxoplasmose, citomegolovirose, hepatite e HIV.

É igualmente importante a pesquisa  do grupo sanguíneo e fator Rh, que é feita junto a uma avaliação geral da saúde da futura mamãe, por meio de exames de sangue.

Também são relevantes os exames de urina e fezes e outros eventuais, visando particularidades de cada paciente, buscando definir as “condições normais” da gestante.

Dependendo da idade materna, exames como mamografia também podem ser  solicitados, visto que a mulher moderna programa a gestação paralelamente à sua formação educacional, cultural e profissional, fazendo com que a gestação aconteça em idades avançadas.

Por isso, não deixe de buscar um acompanhamento médico durante a gravidez.

 

Texto: Gineco

Mãe do Cauê e da Catarina 🙂





Confira também