iajsoifja

 

O nome do brinquedo que o meu pequeno ganhou da avó dele é ABC dos Bichos. É um brinquedo lúdico, ou seja, que ensina a criança brincando. Como vocês podem ver na imagem do nosso arquivo pessoal as letras saem dos animais. O grande objetivo do jogo é que a criança encontre o par certo: letra + animal.

É um brinquedo recomendado para crianças acima de 4 anos. O Cauê ganhou faz um tempinho já e ele gosta muito de brincar. No dia em que tirei a foto, fui percebendo como desenvolve a percepção da alfabetização infantil, mesmo “sem querer”. Ele conseguia facilmente associar as letras aos animais.

Nosso filho tem uma mania de que as letras tem donos específicos, por exemplo: a letra P, só poderia formar a palavra Papai, assim como a letra M, de mamãe e C de Cauê. Eu gosto desses modelos de brincadeiras pois consigo mexer um pouco com isso. Se no joguinho o P é do animal Pato, procuro associar outras palavras para que ele comece a entender aos poucos que as letras podem pertencer a mais palavras, sigo lembrando que o P pode ser do Papai, Pato, Periquito, Palhaço, etc. Acredito que aos poucos ele vai pegar o sentido da brincadeira e vai começar a brincar comigo também.

Uma ideia, caso a criança já sabe o nome dos animais, é brincar de ensinar os nomes dos animais em outra língua, inglês ou espanhol, na que você tiver mais facilidade. Na verdade, você pai e mãe, vão estar aguçando o ouvido do seu filho. Mesmo que ele não seja expert no assunto no futuro, talvez não crie o bloqueio que muitos têm em aprender um outro idioma.  Um fato engraçado a esse respeito, é que muitas vezes nós acabamos aprendendo muitas coisas novas, junto com eles. O que torna tudo muito mais gostoso.

 

Essa é a minha dica de brinquedo para hoje.
Espero que tenham gostado.

 

Beijos

Karin

 

Se você gostou deste post, talvez queira ler mais:

Mãe do Cauê e da Catarina 🙂





Confira também