Você sabia que mesmo ainda sem dentes, é importante fazer a higienização da boquinha do bebê? O bebê ainda mama apenas leite, mas após amamentar é recomendado realizar a higiene pois além de garantir a sua saúde bucal irá auxiliar a formar esse hábito.

Criei o hábito de higiene com o Cauê e mantive com a Catarina. Na verdade, é tudo bem simples. Eu utilizava uma fraldinha de boca umedecida em água filtrada, mas pode utilizar uma gaze enrolada no dedo com água fervida, por exemplo. A gaze umedecida, encaixa no dedo indicador e de maneira gostosa e divertida, vai limpando toda a boquinha do bebê: a gengiva, bochechas, língua e céu da boca.

saude-bucal-bebe-e-gestante

Quando apareceu o primeiro dentinho, troquei para a escova de silicone. Funciona da mesma forma a limpeza, mas suas pequenas e leves cerdas ajudam a coçar a gengiva e também ativa a circulação sanguínea da região, auxiliando na hora dos crescimentos dos dentinhos.

Lembre-se que quando surgirem os primeiros dentes está na hora de agendar uma visita ao odontopediatra, pois ele irá instruir e esclarecer dúvidas. Nós pais temos que ter bastante paciência nesses primeiros anos de vida, pois é agora que estamos moldando os primeiros hábitos, até porque essa é a melhor fase para aprendizado, eles são uma esponjinha e absorvem tudo com muita facilidade e vontade! J

 

 

Mãe do Cauê e da Catarina 🙂





Confira também